Rota das Emoções Rota das Emoções em 2022: Guia Completo para uma Viagem Inesquecível

Rota das Emoções em 2022: Guia Completo para uma Viagem Inesquecível

passeio na rota das emoções

Você quer conhecer o paraíso brasileiro? Pois ele está ao seu alcance e chama-se Rota das Emoções. 

A notícia boa é que ele está aí, bem pertinho de você, contemplando os estados brasileiros de Ceará, Piauí e Maranhão.

A infraestrutura desses locais repletos de praias, dunas e lagoas paradisíacas cresce dia a dia com a afluência de turistas estrangeiros que fogem de seus países para deliciar-se nessas paragens maravilhosas do Brasil e acabam ficando por ali…

Na Rota das emoções você descobre lugares especiais e únicos, feitos para descansar, meditar, praticar caminhadas pelas dunas e kitesurf nas praias que ventam. Lugares para viver e ser feliz.

Vem com a Rota Combo conhecer esses paraísos nordestinos.

O que é a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um percurso com 900 km de estrada, que reúne três dos Estados preferidos por turista que curtem mar, praia, sol: Ceará, Piauí e Maranhão

Os principais destinos dessa rota são:

rota das emoções dunas com jeep e cabana

A Rota das Emoções é um percurso com 900 km de estrada

Por onde iniciar a Rota das Emoções?

O passeio pode ter início em qualquer uma das duas pontas. O mais comum é começar dos Lençóis Maranhenses, passar pelo Delta no Piauí até chegar a Jeri.

Ou ao contrário, começar por Jericoacoara, passar pelo Delta e terminar em Lençóis.

Quais as cidades da Rota das Emoções?

rota das emocoes mulher na praia

Todo o percurso da Rota engloba as cidades do Maranhão, do Piauí e do Ceará, mais especificamente os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. 

Porém, esses são os pontos mais famosos desse roteiro. Suas maravilhas também envolvem outras localidades, que valem muito a pena conhecer.

São Luís

Ponto de partida da Rota das Emoções, São Luís do Maranhão é a capital do estado. Aqui, você pode explorar o centro histórico, que abriga um acervo arquitetônico de mais de 4 mil edifícios antigos, repletos por azulejos portugueses.

Barreirinhas

Saindo de São Luís, é hora de visitar Barreirinhas; a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Nessa cidade, vale aproveitar um passeio de barco pelo Rio Preguiça, conhecer o trabalho dos artesãos locais.

Tutóia

Microrregião do Baixo Parnaíba, essa cidade é um tesouro para os amantes do ecoturismo brasileiro. Aqui, você verá belezas naturais de tirar o fôlego, a exemplo dos Pequenos Lençóis. 

Ilha Grande

Partindo para o Piauí, a chegada é em Ilha Grande. Nessa cidade, você verá os Lençóis Piauienses, onde poderá observar a revoada dos guarás. Em seguida, siga para Parnaíba; ponto de partida para o Delta, com visita a inúmeras praias encantadoras pelo caminho.

Barra Grande

Finalizando a passagem pelo Piauí, Barra Grande é o destino preferido dos turistas que gostam de esportes radicais aquáticos, como o kitesurf. A região também apresenta paisagens encantadoras e uma arquitetura única, que merece ser explorada.

Barroquinha

Chegando ao Ceará, passará por Barroquinha, ponto no qual se localiza a Praia de Curimãs e Chaval — parada do trajeto. 

Camocim

Depois de partir, a hospedagem fica por conta de Camocim, marcando a primeira estadia no Ceará. É uma boa oportunidade para visitar as praias locais e lagos da região. Também vale conhecer a Barra dos Remédios e a Lagoa Encantada. 

O que fazer na Rota das Emoções?

As dicas acima não foram suficientes para você? Então, confira mais 10 paradas que devem entrar em seu roteiro na Rota das Emoções:

  1. assistir ao pôr do sol em Jericoacoara;
  2. visitar a Lagoa do Paraíso no Ceará;
  3. fazer uma trilha em Chaval;
  4. conhecer as praias de Camocim;
  5. passar o dia na Praia de Barra Grande;
  6. aproveitar um passeio no Delta do Parnaíba;
  7. observar a revoada dos guarás;
  8. passear de barco pelo Rio Preguiças;
  9. visitar os Pequenos Lençóis;
  10. ver o amanhecer nos Lençóis Maranhenses.

Qual é o roteiro da Rota das  Emoções? 

rota das emocoes dunas

Ao fazer a Rota das Emoções você passará por lugares paradisíacos. Maranhão é apenas o ponto de partida para uma viagem surpreendente que vai mostrar belezas nunca antes imaginadas, culminando com os Lençóis Maranhenses.

Nesse local o visitante se emocionará com os olhos azuis das lagoas voltados para o alto, em meio às dunas de areias brancas. 

Belezas ímpares que, unidas à simplicidade das pequenas vilas à beira mar e aos encantos da natureza local, dão a sensação de estarmos no paraíso.

Próximo ao Piauí, outros tipos de belezas naturais vão surgindo e o visitante pode regalar-se na visão descomunal do terceiro maior delta do mundo, que é o Delta do Parnaíba.

Nesse local o turista pode apreciar os rios que cortam o Delta e formam os manguezais, fauna e flora do local. 

Pode ver como os caranguejos são capturados, suas diversas espécies e também a Revoada dos Guarás, um dos mais lindos espetáculos do Delta do Parnaíba, que ocorre diariamente, ao entardecer, tingindo de vermelho o céu azul.

Ao chegar a Jericoacoara, o encontro dos turistas com o mar de águas azul-turquesa, lagoas, dunas, restingas e rica fauna completam a sensação de estar no paraíso, onde o transporte é feito de charretes e buggy e o esporte mais praticado é o kitesurf, na mais completa sintonia com a natureza.

1. Praia do Preá

É a preferida dos praticantes de kitesurf, por se o local onde tem os melhores ventos. É nessa praia que fica a Lagoa do Paraíso e a Árvore da Preguiça. 

2. Parque Nacional de Jericoacoara

 

parque nacional de jericoacoara jangada no mar

O Parque Nacional de Jericoacoara é um local exuberante e rico em belezas naturais

Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o Parque Nacional de Jericoacoara é um local exuberante e rico em belezas naturais. 

No local as construções são proibidas e o local vira um paraíso. A Pedra Furada é uma de suas grandes atrações, assim como o morro do Serrote, onde está localizado o farol. 

Dunas espalham-se por todo seu território, inclusive a famosa Duna do Pôr do Sol, “point” dos turistas aos finais de tarde.

3. Camocim no Ceará

Camocim no Ceará oferece muitas opções de passeios, como as lagoas, dentre elas a Lagoa da Torta e o Lago Grande; as dunas de Tatajuba, em especial a do Funil e a Encantada, as praias Barra dos Remédios e a Ilha do Amor.

4. Barra Grande do Piauí

Com charme próprio, Barra Grande é o vilarejo da região que mais atrai turistas e faz parte da Rota dos Ventos, com excelentes restaurantes e boas pousadas. 

É um local onde rústico e o requintado se combinam, ideal para a prática de kitesurf.  

5. Delta do Parnaíba

delta do parnaíba mulher em cima de carro olhando para mar

O Delta do Parnaíba é um dos pontos altos da Rota das Emoções.

É um passeio inesquecível, um dos pontos altos da Rota das Emoções. O terceiro maior delta do mundo é o único das Américas em mar aberto.

É formado por mais de 80 ilhas e dunas que os ventos fazem e desfazem. A revoada dos Guarás, ao cair da tarde, encerra o passeio com chaves de ouro.

6. Tutóia do Maranhão

É aí que ficam os Pequenos Lençóis, com praias e dunas maravilhosas. Tem um restaurante excelente que oferece pratos feitos à base de peixes e frutos do mar.

7. Atins

Diferente de outros locais dos Lençóis Maranhenses, Atins tem praia excelente para a prática de kitesurfe, devido aos fortes ventos. 

Embora com pouca infraestrutura, depois das lagoas, é o maior atrativo de Atins. 

Na até baixa, ganha bancos de areia  e piscinas naturais que encanta os turistas. Vista do alto, mostra um mar que não é cristalino, mas com os tons do Caribe. 

8. Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses areia e mar

Passear pelos Lençóis Maranhenses é sempre um deslumbre

Passear pelos Lençóis Maranhenses é sempre um deslumbre: ao pô do sol ou pela manhã, a natureza oferece um espetáculo único, que impacta para sempre.

Piscinas naturais olham para o céu com suas águas azuis turquesa, em meio à imensidão branca das dunas.

Rota das Emoções por conta própria: Vale a pena?

Visitar os estados do Nordeste é sinônimo de conhecer paisagens inesquecíveis, belezas naturais e lugares com identidade própria. 

Apesar de ser possível realizar a Rota das Emoções por conta própria, você terá mais trabalho do que tempo para aproveitar suas maravilhas. 

Isso porque, existem alguns passeios que ficam em regiões afastadas e não possuem sinal de telefone ou Internet. Então, visitá-las com um carro alugado, por exemplo, pode não ser uma boa ideia. 

Nesse sentido, a melhor opção é contratar transfers para ir de um ponto ao outro, ou fechar um pacote completo com uma agência de turismo de credibilidade no mercado.

Quando fazer a Rota das Emoções?

O ideal é fazer a Rota das Emoções entre os meses de julho a setembro, assim, quando chegar aos Lençóis Maranhenses as lagoas estarão cheias, à sua espera para mergulhos incríveis. 

Se preferir, pode viajar a partir de abril ou maio, mas terá que conviver com algumas chuvas que ainda caem por lá.

Em julho as chuvas começam a ser substituídas pelos ventos, que incentivam a prática do kitesurfe. 

Agosto e setembro chegam com ventos mais fortes, muita areia nos passeios às dunas e o privilégio de ver os mais lindos cenários do nordeste.

Em quanto tempo é possível realizar a Rota das Emoções?

O Roteiro pode ser feito em dez dias, mas o ideal é fazer um roteiro de 15 dias, desde que se organize tudo com muito cuidado.

Isso porque os custos são bem variáveis, dependendo da forma em que gosta de viajar: luxo, padrão ou mochilão.

Qual é o custo de fazer a Rota das Emoções

Existem diversas opções de pacotes para a Rota das Emoções disponíveis nas agências. Eles contemplam todos os tipos de gostos e bolsos. Basta apenas analisar qual deles é melhor para você. 

Você vai gastar, no mínimo, R$ 450,00 por pessoa, diariamente, mas esses valores podem variar de acordo com o número de dias e de pessoas que irão com você. 

Para não ficar muito caro, você deve fazer um roteiro de, no mínimo, 7 dias.

Como fazer a Rota das Emoções?

rota das emocoes pedras na areia

A dica é contratar um pacote de uma agência de turismo que se encarregue de tudo, para não ter  problemas com a logística, que é um pouco complicada nesses locais.

A agência fica responsável por tudo, dos transfers entre os locais a serem visitados à  hospedagem, sem que você se preocupe com nada, a não ser viver a vida!

A agência pioneira que a atua na região é a EcoAdventure Tour. Ela tem experiência, por isso é a mais indicada. 

Saindo de São Luís – MA

Você chega ao aeroporto de São Luís e começa visitando os Lençóis Maranhenses. Para isso tem que ir até Barreirinhas, uma de suas principais portas de entrada. 

Tanto os Lençóis Maranhenses como Jericoacoara ficam dentro de Parques Nacionais, onde só podem entrar veículos cadastrados. Assim, a melhor opção é usar os transfers locais.  

A Rota Combo oferece combos de passeios incríveis, saindo de São Luís. Além de saírem mais barato do que trajetos de carro, você fica livre, leve e solto para curtir os passeios, sem preocupar-se com nada!

Os combos mais indicados são:

  • Combo Completo 1: é um passeio de seis dias, no mínimo, que começa em São Luís e termina em Fortaleza. Inclui 5 transfer e quatro passeios. Está com 10% de desconto e sai por R$ 958,50. Veja mais detalhes AQUI.
  • Combo 7: São 4 dias de passeio, no mínimo, com saída de São Luís e retorno a Fortaleza. Inclui 4 transfers e um passeio. Está com 7% de desconto e sai a R$ 646,35 por pessoa. Clique AQUI para saber mais detalhes.
  • Combo Completo 4: é um passeio com duração de, no mínimo 5 dias, com saída de São Luiz e final em Fortaleza.  Inclui 4 transfers e 3 passeios e está com 10% de desconto, saindo a R$ 823,50 por pessoa. Para saber mais, clique AQUI.

Saindo de Fortaleza – CE

  • Combo Completo 2: é um passeio de seis dias, no mínimo, com saída de Fortaleza e término em São Luís. Inclui 5 transfers e 4 passeios e tem desconto de 10%, saindo R$ 958,50 por pessoa. Saiba mais detalhes clicando AQUI.
  • Combo Completo 3:  é um passeio de 5 dias, no mínimo, com saída de Fortaleza e término e São Luís. Inclui 4 transfers e três passeios, está com 10% de desconto e sai R$ 823,50 por pessoa. Clique AQUI para saber mais detalhes.  

Conclusão

Passear por dunas desertas, de branca areia, o vento soprando no rosto, é tudo de bom! Imagine, então, avistar o sol se pondo de cima de uma duna, vê-lo encaixar-se em uma moldura de pedra natural, obra única do Criador!

Esta é uma das grandes emoções que você só terá se fizer a Rota das Emoções. O recomendado é que você faça esses passeios em 15 dias, para poder viver tudo com mais intensidade.

Mas, se não for possível, vá de acordo com seu tempo e bolso. Faça a Rota das Emoções em 7, 10 dias. Garanto que vale a pena e você vai conhecer os lugares mais lindos do mundo!

Compartilhar:

1 comentário sobre “Rota das Emoções em 2022: Guia Completo para uma Viagem Inesquecível”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?