Dicas de viagem Os 7 principais pontos turísticos no Maranhão em 2023: conheça os destinos!

Os 7 principais pontos turísticos no Maranhão em 2023: conheça os destinos!

pontos turísticos no Maranhão

Surreal! Esta é a palavra que define os encantos do Maranhão, quando nos deparamos com os olhos verdes ou azuis de suas lagoas e lagos a fitar o céu azul do nordeste.

Sua cultura, animais silvestres, praias e dunas de areia alva, apresenta-nos uma região incrível e hospedeira, disputada por milhares de turistas do mundo todo…

E pensar que essa região fica aqui, bem pertinho de nós, em áreas de nosso Brasil bem brasileiro, o Maranhão!

Bora lá! Embarque conosco nessa viagem rumo aos paraísos do Nordeste!

Os 7 principais pontos turísticos no Maranhão

1. Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Você quer viver a emoção de conhecer o paraíso do Nordeste brasileiro? Então visite os Lençóis Maranhenses, um dos mais famosos pontos turísticos no Maranhão!

Eles são muito visitados por turistas do mundo todo, atraídos pelas lagoas de água doce instaladas entre as dunas, que fascinam pela cor de suas águas azuis e verdes: uma cena real em um mundo de sonhos.

Para visitar essa região, é recomendado que faça o passeio entre os meses de abril e agosto, quando a chuva é abundante e as lagoas ficam cheias.

Mas se quiser fazer o passeio em outros meses do ano, encontrará atrativos igualmente lindos e surpreendentes.

Um deles são as dunas que se movem de um dia para o outro, ao sabor do vento, renovando a paisagem.

Você vai adorar passear por elas e refrescar-se na água doce das lagoas, integrando-se totalmente à natureza…

Para que você se divirta à vontade, sem se preocupar com nada, a Rota Combo preparou um guia completo sobre os Lençóis Maranhenses.

Neste guia você encontrará dicas valiosas sobre o roteiro da viagem, melhor época para visitar o local, hospedagem, custos, curiosidades e muito mais. Clique AQUI e você terá acesso a todas essas informações, elaboradas especialmente para você!

2. São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão

Capital do Maranhão, São Luís tem que ocupar lugar de destaque em seu roteiro de viagem!

A única cidade brasileira fundada por franceses, possui muitas atrações culturais para você se deliciar, dentre eles os casarões antigos, em ruas preservadas e as baladas noturnas, que imprimem um ar de modernidade a São Luís.

Em São Luís você retornará aos tempos antigos, quando os azulejos e ladrilhos vinham diretamente de Portugal para enfeitar as fachadas dos casarões.

As ruas são bem preservadas e nos levam a refletir sobre nossas heranças coloniais, marcadas por influências de outros povos, como portugueses, franceses, africanos e índios.

Esses casarões centenários são tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e formam o Centro Antigo da cidade, que se orgulha de possuir a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina.

Dentre suas principais edificações podemos citar as igrejas:

  • Igreja da Sé
  • Igreja dos Remédios
  • Igreja do Rosário
  • Igreja de Vinhais Velho

Muito apreciadas são também as construções:

  • Convento das Mercês
  • Casa das Tulhas
  • Casa das Pedras
  • Casa das Minas
  • Palácio dos Leões
  • Teatro Artur Azevedo

Indispensável programa diurno é conhecer as praias mais visitadas naquela capital, como:

  • Praia do Calhau, uma das melhores.
  • Ponta D’Areia, a mais estruturada e próxima do centro
  • Praia do Araçagi, mais afastada, mas belíssima

O que mais fazer em São Luís do Maranhão?

Baladas à base de reggae agitam os bares da Avenida dos Holandeses e Lagoa da Jansen, no período da noite, tornando-se paradas obrigatórias.

Mas a mistura de influências vindas do Norte do Nordeste, vizinhos do Maranhão, criam hábitos envolventes e preciosos, como as festas juninas.

A principal atração dessas festas, o Bumba meu Boi, nasceu no século XVIII, com influências da cultura indígena, portuguesa e negra.

Reúne milhares de pessoas que amam os bois e em 2012 foi tombada como patrimônio cultural do Brasil.

São Luís é uma das maravilhas e principais pontos turísticos no Maranhão que pode ser visitada em qualquer época do ano, que tem sempre atrativos.

Para participar do Bumba meu Boi você deve ir entre junho e julho.

Se você quer mesmo ver de perto essas maravilhas e participar do Bumba meu Boi com seu grupo de amigos ou família, a Rota Combo tem combos para a Rota das Emoções que cabem em qualquer bolso!

Acesse AQUI e marque já sua viagem!

3. Delta do Parnaíba

Uma das mais belas paisagens do mundo fica no nordeste do Maranhão, e se chama Delta do Parnaíba!

Situa-se bem na divisa com o estado do Piauí e leva ao êxtase pela beleza de suas praias, espelhos d ‘ água, dunas, rios e mangues.

Sem falar nos animais silvestres que habitam esse oásis ímpar do Maranhão!

Em busca de maior proximidade com a natureza e visuais diferenciados, os turistas se hospedam em pequenas cidades da região, como Tutóia, Paulino Neves e Araioses.

O Delta do Parnaíba oferece, ainda, praias incríveis que não podem deixar de ser visitadas, dentre elas:

  • Praia da Barra
  • Praia Pequenos Lençóis
  • Praia do Amor

O passeio a Delta do Parnaíba faz parte do roteiro Rota das Emoções, que engloba Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses.

Clique AQUI e veja um guia completo para viagem ao Delta do Parnaíba, feito especialmente para você, que gosta de conhecer os lugares mais belos do Brasil.

4. Queimada dos Britos

É assim que os nordestinos se referem à mais bela ilha que já se viu: Queimada dos Britos!

Um local onde só se vai a pé, caminhando pelas areias alvas das dunas.

Um lugar onde o tempo parece ter parado, onde os primos se casam entre si e assim todos são parentes…

Esse oásis, nada mais é do que uma vila encravada no coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Foi fundado por Manuel Brito, que veio do Ceará fugindo da seca, e hoje é lembrado por filhos, netos e aproximadamente 200 pescadores que lá residem.

Eles vivem do retiram do mar, que fica a duas horas da vila, e também da grande criação de bodes e gado que passeiam pelas dunas.

Por ser um dos principais pontos turísticos no Maranhão e cada vez mais procurada pelos visitantes, os moradores implementam à renda familiar modestos ganhos que vêm do turismo.

Simplesmente um oásis, onde o turista cansado do trajeto de seis horas a pé, vindo de Atins ou de Santo Amaro, aprende como é bom o sabor de uma boa proa e uma boa comida, aprende como é bom dormir no embalo de uma rede e na paz de uma gente tão boa como o nordestino.

E aí? Pronto para encarar essa caminhada?  Seu físico está preparado? Então não perca mais tempo! Clique AQUI agora e veja os pacotes incríveis que a Eco Adventure Tour tem para você!

5. Atins

Se você é praticante de windsurfe e kitesurfe, ou está apenas à procura de lugares diferentes e inspiradores, vá ao Maranhão e descubra Atins.

Trata-se de uma vila rústica de pescadores que fica no entorno dos Lençóis Maranhenses e atrai cada vez mais um número maior de turistas.

Eles chegam pelo rio Preguiças, partindo do porto de Barreirinhas, rendidos pela beleza do trajeto, em busca do sossego e paz.

E tudo isso eles encontram em suas belas lagoas e praias, dentre elas:

  • Lagoa da Capivara – a maior e mais bela da região
  • Praia de Caburé – que apresenta um banco de areia gigante dividindo as águas do rio Preguiças e do Oceano Atlântico, onde existem vários restaurantes.
  • Praia de Atins – Também com um banco de areia enorme e águas calmas.

Em Atins os visitantes encontram, ainda, outros atrativos e passeios, como:

  • Revoada dos Guarás Vermelhos – que pode ser apreciada durante passeios nas ilhas do rio Preguiças.
  • Canto do Atins – pequeno povoado de rústica estrutura situado na fronteira das dunas, entre o litoral e o Parque do Lençóis Maranhenses.

Quer aventurar-se na vida mansa e águas de Atins? Não perca mais tempo! Clique AQUI e consulte os pacotes que a Eco Adventure Tour preparou para você naquela região!

6. Barreirinhas

Areias brancas de dunas a perder de vista lembrando salinas. Lagoas formadas pelas águas da chuva e o Rio Preguiça cortando o manguezal.

Chegamos a um dos mais visitados pontos turísticos no Maranhão: Barreirinhas.

Parece um cenário de filmes, muito utilizado para filmar e tirar fotos inusitadas. Os turistas adoram!

Que tal visitar Barreirinhas e fazer umas selfies para enviar aos amigos? Saiba mais sobre os pacotes da Eco Adventure Tur que o levam a esse paraíso, acessando AQUI.

7. Santo Amaro

Difícil para se chegar, mas vale a pena! Embora pouco conhecida pelos turistas, devido às dificuldades do trajeto, Santo Amaro é um daqueles paraísos que valem qualquer sacrifício….

Mas não é tanto assim… A cidade de Santo Amaro é apelidado de “Paraíso perdido dos lençóis” por situar-se bem em frente ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Assim, fica mais fácil visita-la e às suas lagoas gigantes, com pouco movimento…

O que é incrível, pois com toda essa solidão, ali você terá um paraíso quase que exclusivo para chamar de seu…

Leia também: Praia de Cumbuco – Tudo sobre o paraíso próximo de Fortaleza

Santo Amaro possui montes com areia bem finas e lagoas famosas por suas águas azul-turquesa, eternos e incomparáveis convites a mergulhos fantásticos.

Podemos citar:

  • Lagoa das Andorinhas
  • Lagoa das Cabras
  • Lagoa das Gaivotas
  • Lagoa da Betânia

Pense no paraíso e não perca a oportunidade: acesse AQUI para consultar os pacotes que a Eco Adventure Tur tem para você!

8. Alcântara

Alcântara é conhecida como a cidade onde o tempo parou. Abriga um complexo de mais de trezentas edificações do período colonial brasileiro, embora muitas delas estejam em ruínas. 

O cartão postal da cidade inclui casarões, palacetes e igrejas, como a Matriz de São Matias, uma das igrejas mais visitadas. 

Muitas das edificações foram antigas residências de nobres durante a época de ouro da vila, quando as plantações de algodão e cana-de-açúcar eram as principais atividades econômicas. 

Mas, engana-se quem pensa que a vida cultural e turística de Alcântara se limita à parte histórica. 

As praias também são de tirar o fôlego, desde a sempre popular Praia da Baronesa até as desertas, acessíveis apenas por barco. Vale a pena visitar!

9. Chapada das Mesas

 Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas não pode deixar de estar nesta lista de atrações turísticas do estado do Maranhão. 

Localizado no sul do estado do Maranhão, é um destino repleto de cachoeiras, trilhas por matas nativas e parques naturais de águas claras e calmas. A área fica a pouco mais de 830 quilômetros da capital, São Luís. 

Como resultado, muitos turistas vêm da vizinha capital do Tocantins, Palmas. Suas principais atrações são as Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru, Cachoeira São Romão, Portal da Chapada das Mesas, Poço Azul, Cachoeira da Prata, Morro do Chapéu e Complexo Turístico Pedra Caída. 

Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes radicais. Como os principais locais procurados pelos turistas ficam distantes do centro da cidade, é muito importante chegar até eles com um guia profissional. 

Um veículo com tração 4X4 também é recomendado. Mas o trabalho duro compensa!

Qual a melhor época para ir ao maranhão?

O Maranhão é quente o ano todo, mas o estado tem estações de chuva bem diferentes, com uma seca e outra chuvosa. 

Portanto, leve isso em consideração ao visitar os principais pontos turísticos do estado do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas. 

De um modo geral, a melhor época para visitar o Maranhão é a estação seca, varia de acordo com o destino, confira:

  • São Luís e a Costa do Maranhão: prefira ir entre agosto e dezembro, especialmente a partir de outubro, quando chove menos na região;
  • Lençóis Maranhenses: visite entre maio e setembro. No final de maio, as chuvas dão uma trégua e as lagoas estão cheias. Na metade de setembro, elas começam a secar e perdem boa parte de sua beleza;
  • Chapada das Mesas: vá idealmente entre maio e outubro, principalmente entre julho e agosto, quando chove muito pouco.

A Rota Combo é especializada em transfers e passeios e oferece excelentes opções para você se deslocar pela região. Confira AQUI.

Conclusão

Após nos acompanhar até aqui, já se convenceu de que o paraíso existe e está ao seu alcance?

Imagine-se visitando esses lugares incríveis, brincando de Bumba meu Boi, mergulhando nas águas azuis ou verdes dos lagos…

Ou mesmo tirando selfie na praia de areias brancas ou assistindo à revoada dos Guarás Vermelhos… Não é mesmo surreal? Aproveite nossas dicas com sua família e amigos!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?