Dicas de viagem O que fazer em Jericoacoara em 2020?

O que fazer em Jericoacoara em 2020?


O que fazer em Jericoacoara em 2020? Se você quer conhecer um local realmente lindo, repleto de belezas naturais com toques de conforto e requintes, vá a Jericoacoara!

Só em Jericoacoara você pode ver o sol emoldurado no meio de uma pedra, como uma obra de arte do Criador.

Em Jericoacoara você pode praticar stand-up Paddle em uma praia de ondas calmas e depois refestelar-se ao sol em espreguiçadeiras alugadas, sentindo a brisa da tarde.

Também em Jericoacoara você pode tomar um drink gostoso e participar de uma baladinha no Café Jeri, enquanto vê o sol se pôr.

Só em Jericoacoara você pode estar no cenário de cinema, descansando em redes mergulhadas na água! Vem com a Rota Combo ver as surpresas que Jeri reserva!

Conheça a cidade de Jericoacoara no Ceará

Jijoca de Jericoacoara só foi elevada à  categoria de município em 1991, com seu desmembramento da cidade de Cruz. Antes, era apenas uma aldeia de pescadores isolada entre as dunas até o ano de 1985, quando foi descoberta pelo turismo.

Foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1984 e em 2002  transformada em PARNA (Parque Nacional), sob a fiscalização do ICMBIO

Ali é proibido construir rodovias e estradas. O acesso à vila só pode ser feito por veículo adequado, com tração nas quatro rodas, que lhes permitem trafegar na areia até chegar à vila limitada pelas dunas que se movem conforme a ação do vento.

Com área de 201.858,00 km²,  o município de Jijoca de Jericoacoara possui uma população estimada em 17.002 pessoas. Fica a 305 km de distância da capital do Estado, Fortaleza, a 23 km de Camocim, a 176 de Itapipoca e a 227  km de Parnaíba. O clima tropical gira em torno de 30 a 35 graus. 

Conheça a cidade de Jericoacoara no Ceará

Conheça a cidade de Jericoacoara no Ceará

Qual a melhor época para visitar Jericoacoara?

Para quem vai com a finalidade de praticar kite e windsurf a melhor época é o verão, entre julho e janeiro. 

Fora dessa época não tem inverno, pois a temperatura continua alta, embora com algumas nuvens de chuva entre fevereiro e maio.

O que fazer em Jericoacoara? 10 atrações que você precisa conhecer

1. Pedra Furada

É uma pedra alta, com uma fenda no meio, um dos cartões postais de Jeri.  É um ótimo local para se admirar e tirar fotos, principalmente em julho, quando o sol se encaixa na fenda do meio da pedra.

O melhor horário para se chegar à pedra é com a maré baixa, por isso deve-se consultar a tábua da maré ante de realizar o passeio. Se a maré estiver baixa, em 40 minutos você faz o percurso a pé. É um trajeto lindo, repleto de cavernas e piscinas naturais que merecem ser registradas. 

Quando a maré está alta, o único jeito de se chegar à Pedra Furada é caminhar pelo Serrote, o que é uma opção muito boa, pois além da caminhada, você terá oportunidade de ter uma vista privilegiada da natureza ao redor bem acima da Pedra.

Pedra Furada em Jericoacoara

Pedra Furada em Jericoacoara

2. Lagoa de Jijoca

A melhor coisa a se fazer quando não vamos fazer wind/kite surf ou passear de bugue é passar o dia na Lagoa da Jijoca, onde podemos nos deitar em uma rede estendida na água, admirando o céu azul. 

Quando a Lagoa da Jijoca está cheia, é uma só, mas na época de seca divide-se em duas, e são chamadas por nomes diferentes, como Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso.

3. Praia da Vila

A praia da Vila é uma faixa de areia que se estende em frente à vila, ao sabor da maré, que ora as encurta, ora as alarga. A areia não é tão branquinha, mas a água é rasinha, com ondas calmas onde é possível praticar stand-up paddle.

No local é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras e curtir a lagoa o dia inteiro! Para amenizar o calor, barraqueiros oferecem drinks e outras bebidas geladas.

4. Passear de bugue

Este é o passeio favorito dos visitantes que chegam em Jeri. O passeio pode ser combinado à noite, até 21 horas, em quiosques de agências de passeios montadas nas ruas principais e nas transversais.

Com a influência dos passeios dos Lençóis Maranhenses, algumas caminhonetes foram adaptadas como jardineiras e também fazem o trajeto dos bugues. É a opção ideal para quem prefere fazer o passeio à sombra, pois as caminhonetes são cobertas.

5. Praticar kitesurf e windsurf

Em meados de julho começa a temporada dos ventos, atraindo velejadores do mundo inteiro à costa do Nordeste.  

Esses ventos são propícios à prática de kitesurf e windsurf e permanecem em Jeri até janeiro, quando esses esportes ganham gosto de festa, pois muitos kitesurfistas chegam da costa cearense do Cumbuco, após uma longa jornada downwind.

6. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é um dos locais mais visitados e apreciados em Jericoacoara, um de seus cartões postais mais procurados. 

Fica próxima à vila de Jijoca, quando a Lagoa da Jijoca é dividida em época de seca. Suas águas doces, com tons azuis e verdes, ficam repletas de redes coloridas e se constituem em ótimos cenários para fotografias. 

É ali que se concentram pousadas e clubes de praia. Fica a 30 minutos da vila de Jeri e dá para chegar até ela saindo de Jeri, em veículos 4X4 ou de bugue.

Lagoa do Paraíso em Jericoacoara

Lagoa do Paraíso em Jericoacoara

7. Lagoa de Tatajuba

Situa-se no litoral oeste de Jericoacoara e geralmente é visitada durante passeio pela região, em um veículo 4X4.  A Lagoa de Tatajuba possui água clara e calma, ideal para famílias que têm crianças. 

É cercada por dunas e restaurantes com boas estruturas para comer e beber enquanto se aproveita a vista maravilhosa da lagoa. 

Por suas águas calmas, é ainda um ótimo local para quem deseja iniciar-se em  Stand UP Paddle. A prancha pode ser alugada ali mesmo.

8. Café Jeri e Alchymist Beach Club

O Café Jeri é um dos lugares mais disputados para ver o pôr do sol e também para curtir o sunset com  bailarinos e música eletrônica, além de drinks bem elaborados. 

É preciso chegar antes das 17 horas para conseguir um lugar, pois a baladinha vai até as 20h30. Nos camarotes há consumo mínimo de 1.000 a 1.200 reais por grupo com 10 pessoas. Já no ambiente principal o consumo é livre.  

Permanece fechado às segundas e terças e também após o fim do Carnaval até o início de julho.

O Alchymist Beach Club já é visto como atração turística de Jericoacoara. A entrada custa R$ 20,00 que não são revertidos ao consumo, mas compensa, pois você terá ali um clima de praia europeu, com direito a um exército de garçons, Dj residente no deck, tendas montadas na areia branquinha, espreguiçadeiras e redes na água, sem falar da passarela para selfies… 

Tudo isso completa esse paraíso do Alchymist, digno de filmes de cinema…          

9. Duna do Pôr do Sol

A Duna do Pôr do Sol é um dos símbolos de Jericoacoara. A 15 minutos de caminhada da praia central da vila, pelo lado esquerdo, fica a Duna do Pôr do Sol. 

É ali que moradores e turistas vão para ver a noite chegar, uma das coisas mágicas e imperdíveis de Jeri. 

Duna do Pôr do Sol de Jericoacoara

A Duna do Pôr do Sol é um dos símbolos de Jericoacoara

10. Praia do Preá

É um local mais urbanizado, mas oferece muitas opções de entretenimento. Atrai a atenção de brasileiros e estrangeiros que gostam de velejar, pois a praia tem ventos fortes, excelentes para aprender ou praticar kitesurf. 

Localiza-se em um vilarejo vizinho de Jericoacoara, onde muitas pessoas optam por ficar hospedadas.

Como chegar em Jericoacoara?

 

  • De avião

 

Aberto em junho de 2017,  o aeroporto de Jericoacoara fica em Cruz, um município vizinho, distante cerca de 30 km  da vila de Jeri. Recebe voos da Gol e da Azul.

Voos da Gol: todos os sábados, domingos e quartas-feiras, diretos de São Paulo (Guarulhos) a Jericoacoara. A partir deste mês de fevereiro a Gol inaugura voos diários, diretos de Fortaleza a Jericoacoara, operados pela parceria Two Flex, em pequenos aviões para 9 passageiros. 

Voos da Azul:  todos os domingos, terças e quintas, diretos de Belo Horizonte a Jericoacoara. O voo de terça-feira parte de Campinas e passa em Belo Horizonte, sem troca de avião.

Do aeroporto a Jericoacoara você pode optar por táxi ou por transfers. A Rota Combo oferece transfers compartilhado para quem vem de avião e quer ir a Jeri e também para quem quer ir de Jeri ao aeroporto de Fortaleza.

 

  • O transfer de Barra Grande para Jeri pode ser agendado AQUI.
  • O transfer de Jeri para o aeroporto de Fortaleza pode ser reservado AQUI.

Compartilhe suas melhores emoções com a Rota Combo! Transferes e passeios compartilhados e privativos pela Rota das Emoções: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

 

Conclusão

Você já se imaginou fazendo selfie em uma passarela no meio de areias brancas, em um lugar paradisíaco com ares de Europa, aqui mesmo no Brasil?

Já se viu relaxando na chaise de uma tenda na praia, as cortinas brancas esvoaçando, enquanto um exército de garçons serve os visitantes  e o som rola solto no ar?

Já se imaginou deitar-se em uma rede no meio da água cristalina, andar por alvas areias, escalar dunas  sob o sol, sentir o vento no rosto durante um passeio de bugue, velejar ou surfar sob o sol escaldante do nordeste?

Pois não fique só na imaginação!

Se você quer mesmo conhecer esse paraíso que é Jericoacoara, incentive amigos e familiares compartilhando este post. 

E não se esqueça de viajar pelo blog da Rota Combo: você vai descobrir lugares incríveis para visitar e ser feliz pra valer!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?