Dicas de viagem Litoral do Piauí: Conheça as 6 melhores praias

Litoral do Piauí: Conheça as 6 melhores praias

Litoral do Piauí

Você já ouviu falar das praias cenográficas do litoral do Piauí? Da preservação de sua natureza, repleta de lagoas, mangues e dunas?

Então imagine-se em uma de suas praias paradisíacas, vendo o por do sol e bebericando com os amigos em um bangalô de sapê… Não é mesmo digno de um filme?

Imagine-se praticando surf sobre um mar de ondas cristalinas ao sabor do vento.

Ou então extasiada no topo de uma duna de areia branquinha cercada de mistérios, recriando lendas locais, à espera do aporte de um OVN e/ou de um ET.

Não é mesmo irresistível? Este é o Piauí que você pode conhecer pela Rota Combo, em combos fantásticos, a escolher.

Por enquanto, vem com a gente em um passeio virtual, explorar essa terra cheia de surpresas, mistérios e lendas…

Qual a extensão do litoral do Piauí?

O litoral do Piauí é o menor do País. Escondido entre a Praia de Jericoacoara no Ceará e os Lençóis Maranhenses, conta com 66 km de praias e dunas de areia branquinha, entremeadas por lagoas de águas cristalinas incríveis, que enriquecem ainda mais a paisagem.

É um paraíso ecológico, considerado o melhor litoral brasileiro para praticar esportes aquáticos devido às condições de vento e mar, excelentes para a prática de kitesurf e surfe.

Tanto a prática quanto os campeonatos fazem do litoral de Piauí um ponto de encontro de esportistas do mundo todo.

Também o Delta do Paranaíba se abriga nesse litoral, com diversidade imensa de flora e fauna, em paisagens exuberantes. Composto por um conjunto de 73 ilhas fluviais, é o maior delta em mar aberto nas Américas.

6 praias do litoral do Piauí que você precisa conhecer

1. Praia da Pedra do Sal

Localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, distante 15 km do centro, a Praia da Pedra do Sal é um local de lendas e mistérios adoráveis de serem explorados, pois envolve tesouros escondidos, OVNIs e ETs.

Leva esse nome pelo sal que se acumula nas rochas e torna o cenário ainda mais atraente.

Oferece uma paisagem única no nordeste: rochedos graníticos seguem oceano adentro e dividem a praia em dois lugares distintos.

Um deles com o mar mais bravo e ondas mais fortes, que é reduto dos surfistas; outro, com o mar manso, que acolhe o turista desejoso de pescar, descansar ou simplesmente apreciar o pôr do sol saboreando quitutes em rústicos quiosques.

Praia da Pedra do Sal

Praia da Pedra do Sal

2. Praia de Barra Grande

A 50 km de Parnaíba, no município de Cajueiro da Praia, encontramos um recanto magnífico, a Praia da Barra Grande, um local de imensa beleza e calmaria.

É o point preferido dos pescadores e turistas que curtem uma casinha de sapê, pé na areia e muito sossego. É uma das áreas litorâneas mais procuradas pelos banhistas, por apresentar uma paisagem lindíssima e vasta praia.

Apresenta uma cena linda da natureza que brinca com a maré formando uma coroa de areia quando a maré seca.

Esse monumento da natureza segue mar adentro e separa as águas, até que a maré volte e tudo fica coberto de água novamente.

O local ganha maior fluxo de turistas durante a alta temporada, quando a vila se enche de turistas e aventureiros ávidos por ecologia e esportes de aventura.

No centro da vila são recepcionados por acolhedoras pousadas e bons restaurantes, que transformam o local em ponto de encontro. Guias treinados estão à sua espera para e levá-la a passeios deslumbrantes.

Praia da Barra Grande

Praia da Barra Grande

A Rota Combo oferece dois combos de passeios incríveis para a Praia de Barra Grande:

  • Ecodownwind 2020, Combo Delta do Parnaíba, um pacote básico de 2 dias voltado ao esporte, companheirismo e conscientização da limpeza das praias, com velejo em Kitetrip pelo litoral do Piauí até o litoral maranhense e apoio em veículo com ar condicionado, lancha rápida, jet ski e quadriciclo.
  • Já o Ecodownwind 2020 pacote completo de 4 dias tem a mesma finalidade, só que inclui pernoites na Pousada Coqueiro Beach e Pousada Baluarte.

Para participar de um desses passeios você pode conferir a data e mais detalhes clicando AQUI, Escolha seu combo, faça as reservas e divirta-se como nunca!

3. Praia do Coqueiro

Um dos pontos mais badalados do litoral piauiense é a vila dos pescadores, instalada há muito tempo no entorno da Praia do Coqueiro.

É uma praia tranquila, oferece ondas pequenas e ventos fortes que atraem praticantes de kitesurf durante o ano todo.

Situada a 10 km de Luís Correia, a Praia do Coqueiro é a que oferece melhor infraestrutura no litoral do Piauí. Acolhe os turistas com hotéis e pousadas com vista para o mar, e bares e restaurantes à beira mar

É um ótimo local para levar a família, que poderá apreciar na praia o encanto peculiar da barreira de corais e as piscinas de água cristalina que só aparecem com a maré baixa.

É ainda mais procurada durante as férias e feriados mais extensos, como Carnaval e Réveillon, com direito a uma queima de fogos incrível!

Praia do Coqueiro

Praia do Coqueiro

4. Praia de Macapá

Na Praia de Macapá o visitante pode apreciar cenários impressionantes trabalhados pela ação do vento, que forma as dunas e cobre de areia fina muitas casas.

Pode admirar seus bancos de areia e piscinas naturais com águas quentes e tranquilas, ótimas para banhos, formados pela maré baixa.

O mar e o vento que sopra na praia oferecem as condições ideais para os surfistas que lotam a praia. O local é muito visitado também por pessoas que amam ecologia, por ser um lugar de preservação ambiental e possuir em suas águas os exóticos cavalos-marinhos.

Quem quiser passar mais dias na Praia de Macapá, tem que hospedar-se nos hotéis e pousadas ao redor da vizinha Praia de Miramar, pois as cheias do rio impedem que a pequena vila de pescadores tenha boas opções de hospedagem.

Praia de Macapá - litoral do piauí

Praia de Macapá

5. Carnaubinhas

A paisagem selvagem, repleta de carnaúbas dá nome a essa praia paradisíaca do Piauí. A carnaúba é uma árvore típica do litoral desse estado, que permanece semicobertas pelas dunas oferecendo uma paisagem surreal, entremeada por piscinas com águas tranquilas quando o vento sopra.

Trata-se de uma praia de difícil acesso, que é feito por uma estrada precária de 3 km a partir da Praia do Arrombado, exigindo veículos 4X4 que conseguem percorrer a areia fofa.

Partindo da Praia de Macapá são 2,7 km em estrada melhor. O trajeto pode ser feito por carros de passeio até chegar ao Carnaubinhas Praia Resort.

Quem não é hóspede tem que fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros pela areia até chegar à praia para apreciar tanta beleza.

6. Praia do Itaqui

Um dos recantos encantadores do município de Luís Correia, a Praia do Itaqui recebe muitos visitantes em dias de férias, em especial no verão. Durante as demais estações a praia só recebe visitantes aos fins de semana, com exceção dos moradores da vila.

A Praia de Itaqui é formada por areia grossa e dourada, de onde pode-se apreciar o mar de ondas transparentes e agitado, convidando para a prática surf e kitesurf quando faz bom tempo.

O local é super diferente, com bangalôs rústicos onde os visitantes podem saborear petiscos locais. Sua infraestrutura oferece, ainda, restaurantes e bares que servem pratos à base da culinária local.

Transferes e passeios compartilhados e privativos pela Rota das Emoções: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Compartilhe suas melhores emoções com a Rota Combo:

Qual a melhor época do ano para ir ao litoral do Piauí?

Qualquer época do ano é excelente para desfrutar do paraíso ecológico existente na orla do estado brasileiro de Piauí.

Os ventos constantes são ideias para os amantes de kite surf, fazendo com que toda região receba a visita de brasileiros e estrangeiros até mesmo na baixa temporada.

O estado possui clima tropical com duas estações: uma estação seca que vai de junho a novembro e outra úmida e chuvosa, entre dezembro e maio.

Entretanto, o maior índice de turistas é verificado entre maio/junho e agosto, que são os meses menos chuvosos e mais frios.

Conclusão

Já imaginou que delícia de férias você pode gozar em um litoral como este, rico em ecologia e atrações naturais, culturais e religiosas?

Se você pratica esportes aquáticos ou mesmo só curtir praias mais sossegadas, com locais agrestes e rústicos, é nessa região que você vai sentir-se em paz com a natureza e se impactar com os mistérios que rondam o local.

E como ninguém é de ferro, as baladas universitárias o esperam à noite para relaxar após as maratonas do dia, a cervejinha no bar, olhando o sol se pôr e o jantar caprichado com cardápios regionais…

Por tudo isso e muito, mais, você não pode deixar de conhecer o litoral do Piauí nas próximas férias!

Para ajudá-la nessa empreitada, a Rota Combo oferece a você o transfer de Teresina ao Litoral Leste do Piauí, em veículo com ar condicionado para grupos de vários tamanhos, com acompanhamento de guia e visita opcional ao Parque Nacional das Sete Cidades. Clique AQUI e faça já sua reserva!

Passeie pelo blog da Rota Combo e viaje para outros locais fantásticos! Repasse esse post para amigos e familiares, e bora lá desvendar belezas e mistérios do litoral de Piauí!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?