Dicas de viagem Kitesurf em Fortaleza: Onde fazer aulas e praticar o esporte?

Kitesurf em Fortaleza: Onde fazer aulas e praticar o esporte?

kitesurf em fortaleza

Imagine-se em uma praia tranquila, mar e céu de pleno azul, com lagoas e ventos fortes ideais. É esse o cenário para quem quer praticar kitesurf em Fortaleza.

Se você aprecia o kitesurf e nunca foi a Fortaleza, saiba que a capital do Ceará oferece locais excelentes para a aprendizagem e prática do esporte, com barracas e guardarias nas praias para atender o esportista.

Lá você pode escolher entre vários lugares para aprender e praticar kitesurf. Alguns locais são mais movimentados do que outros, mas todos são lugares paradisíacos, com vento forte e constante, o que atrai um grande número de turistas para esses locais.

Se você pratica kitesurf e nunca foi a Fortaleza, siga com a Rota Combo até o fim deste post e sinta porque você deve escolher este destino quando fizer uma nova viagem. 

Bora lá kitesurfear e aproveitar o que a vida tem de bom!

É permitido praticar kitesurf em Fortaleza?

Sim! O decreto municipal 13.942 de Fortaleza determina em quais locais a atividade pode ser feita. A atividade é muito procurada, em especial nas escolas que atendem aos aprendizes do esporte, mas é proibida aos domingos e feriados, embora não haja fiscalização. 

O decreto determina, ainda, que os praticantes de kitesurfe respeitem a distância de pelo menos 100 metros após a arrebentação das ondas. 

Segundo a AGEFIS – Agência de Fiscalização de Fortaleza, a fiscalização não acontece porque na regulamentação da legislação ainda não há os valores das multas que possam ser aplicadas e dos prazos para defesa ou regularização dos procedimentos multados.

permitido praticar kitesurf em Fortaleza

Sim, é permitido praticar kitesurf em Fortaleza!

Quais são os locais permitidos para a prática de kitesurf em Fortaleza?

  • Praia de Sabiaguaba, que fica entre a foz do Rio Cocó e a foz do Rio Pacoti.
  • Praia do Futuro, que fica entre as ruas José Cláudio Gurgel Costa Lima e a Germinano Jurema; entre as ruas Júlio Silva e Francisco Moreira.
  • Praia de Iracema, situada entre as ruas Rui Barbosa e Ildefonso Albano
  • Praia de Iracema, entre a Ponto dos Ingleses e a Rua João Cordeiro.
  • Leste Oeste e Costa Oeste, entre a Rua Jacinto Matos e a Avenida Filomeno Gomes; entre as ruas Imperatriz e Seixas.
  • Faixa na Av. Costa Oeste, entre a Rua Seixos e os espigões da Rua Imperatriz.

Além de Fortaleza: conheça 5 lugares para praticar kitesurf no Ceará

1. Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é vista como sinônimo de conforto e badalação. Fica a 160 km de Fortaleza e faz parte da Rota do Sol Nascente do Ceará por ser um dos destinos mais procurados no estado. 

É extremamente famosa por seus ventos fortes, ideais para a prática do kitesurf, e por isso atrai turistas do mundo inteiro. 

Nas areias da praia existem guardarias e barracas voltadas ao esporte. Sua fama aumenta ainda mais por sua história (Broadway) e belezas naturais, como as falésias avermelhadas, riachos, arrecifes, duna e areias claras e finas muito altas. 

É ótima para banhos de mar e já serviu de cenário a muitos filmes e ainda conserva ares descontraídos da época em que era frequentada por hypes.

2. Praia de Cumbuco

A Praia de Cumbuco fica a 30 km de Fortaleza e é uma das praias preferidas para a prática de kitesurfe, pois possui a melhor estrutura para dar apoio aos praticantes do esporte. Fatores que a tornam, segundo muitos esportistas, o melhor lugar do mundo para velejar. 

Além dos ventos fortes, o local conta com barracas de praia com guardarias, com destaque para a Duro Beach e Kite Kabana

Sem contar que durante o tempo todo pode-se admirar suas belezas naturais, como dunas, lagoas e coqueiros e relaxar com os passeios de jangada, buggy ou mesmo a pé. 

Nesse local, além do kitesurf e windisurf, pratica-se o esquibunda e a tirolesa e todos se divertem prá valer. Para fechar o dia, ainda oferece serviços de barzinhos bem equipados para os drinks da noitada.

Praia de Cumbuco kitesurfe

A Praia de Cumbuco é uma das praias preferidas para a prática de kitesurfe

3. Praia do Preá

Um dos destinos mais procurados por kitesurfistas internacionais é a Praia do Preá, que fica a meia hora de Jericoacoara. 

Assim os turistas conseguem vivenciar o esporte no mar, durante o dia, e à noite curtem as baladas de Jeri. 

Além de um forte vento, o local oferece ondas pequenas, muita tranquilidade e guardarias famosas, como a do Rancho do Kite e a do Rancho do Peixe. 

É um lugar excelente para quem quer descansar mesmo e tem a opção de ficar longe dos agitos. Restaurante e bares oferecem pratos maravilhosos, a praia é fantástica, com águas calmas e cristalinas, em vários tons de verde surpreendentes.

4. Lagoa do Uruaú

Localiza-se em Beberibe, aproximadamente a 92 km de Fortaleza. Este é o mais novo point de kitesurf do Ceará

É uma das maiores lagoas do Ceará e fica próxima ao mar. Oferece bons ventos o ano todo e muita tranquilidade, características que a tornam perfeita para as etapas do Circuito Mundial.

Ali pode-se apreciar manobras espetaculares, que atingem alturas impressionantes durante os voos repletos de acrobacias.

lagoa do uruau kitesurf ceara

A Lagoa do Uruaú é o mais novo point de kitesurf do Ceará

5. Mundaú

Um lugar com ares bucólicos que conserva, ainda, traços naturais do ambiente natural. 

Não tem muitas guardarias, mas é um local excelente para quem quer velejar e ao mesmo tempo descansar enquanto aprecia a natureza. Ideal para casais apaixonados!

Mundaú kitesurf

Mundaú é um lugar com ares bucólicos que conserva traços naturais.

Como ir para Fortaleza praticar kitesurfe?

Para praticar kitesurf em Fortaleza, a Rota Combo oferece a você inúmeras opções de transfers compartilhados

Se você quer mesmo ir praticar kitesurfe em Fortaleza, consulte e reserve seu transfer AQUI. 

Conclusão

Dançar à noite, nas baladas de Jeri, jantar e apreciar os pratos e drinks dos restaurante e bares locais é o que há de melhor, não é mesmo?

Se você chegou até aqui, já percebeu que dá para conciliar essas noitadas com a prática de kitesurfe nos locais autorizados em Fortaleza, não é?

Então, o que está esperando para reservar sua viagem e transfer para as próximas férias e ir velejar nas águas do Ceará?

Compartilhe este post com amigos e familiares. Convide-os a visitar o blog da Rota Combo! Aqui, vocês encontrarão passeios imperdíveis para compartilhar e ser feliz! Bora lá!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?