Delta do Parnaíba Delta do Parnaíba 2023: Guia com os melhores destinos

Delta do Parnaíba 2023: Guia com os melhores destinos

delta do parnaiba guia completo

Conhecer o Delta do Parnaíba, seus rios e todo ecossistema à sua volta é o sonho de muitos mortais! E se você não sabe, ele está bem pertinho, aqui no Brasil, no nosso lindo Nordeste.

E tem mais: santuários como esse só existem em mais dois lugares da Terra, um na África e outro no Vietnã.

Já pensou que delícia percorrer o Rio Parnaíba em uma embarcação da região, ver como são capturados os caranguejos nos mangues e assistir à revoada dos Guarás?

E no dia seguinte, surfar no lado do mar bravo ou descansar no lado do mar manso na paradisíaca Praia da Pedra do Sal?

Um passeio imperdível que você pode sentir o gostinho aqui, no blog da Rota Combo. Vem com a gente! Convidamos você a assistir o vídeo para saber mais:

 

Quais são os 3 deltas do mundo?

Os três deltas existentes no mundo são:

  • Delta do Nilo – localizado no Egito, é formado pelo rio Nilo. É um dos maiores deltas do mundo e tem grande importância histórica e cultural.
  • Delta do Mekong – fica no Vietnã e é formado pelo rio Mekong. É conhecido por sua rica biodiversidade e é uma importante área econômica na região do Sudeste Asiático.
  • Delta do Parnaíba: Localizado no Brasil, entre os estados do Maranhão e Piauí, é formado pelo rio Parnaíba, sendo um dos maiores deltas em mar aberto das Américas e abriga uma diversidade de fauna e flora.

Esses deltas são regiões especiais onde os rios encontram o oceano, formando um complexo sistema de canais e ilhas. Eles são fundamentais na natureza e na vida das comunidades que dependem desses ecossistemas para várias atividades, como agricultura, pesca e turismo.

Por que se chama Delta do Parnaíba?

O Delta do Parnaíba recebe esse nome devido ao rio Parnaíba, que desemboca na região formando um complexo de ilhas e canais. Esse local é conhecido como delta pela semelhança com a letra grega delta, que tem uma forma triangular. 

Assim, o rio Parnaíba, ao encontrar o oceano, cria uma paisagem única composta por uma rede complexa de canais e ilhas, caracterizando o Delta do Parnaíba. Em outras palavras, o nome “Delta do Parnaíba” é utilizado para identificar essa região geográfica formada pelo encontro do rio Parnaíba com o oceano.

O que é a região do Delta do Rio Parnaíba?

O Delta do Parnaíba é o único Delta das Américas que deságua em mar aberto (Oceano Atlântico) e o 3º maior do mundo, atrás apenas dos rios Nilo (África) e MeKong (Vietnã). 

É um arquipélago de 2,7 mil km2 em formato de letra grega delta,  que se assemelha a uma mão aberta em que os dedos representam:

  • Barra de Igaraçu; 

  • Barra das Canárias;

  • Barra do Caju;

  • Barra da Melancieira; 

  • Barra do Tutóia;

Ou seja, cinco saídas para o mar, também chamadas de fozes ou barras, que formam um grande santuário ecológico.

Afinal, você encontrará, nesta região, belas praias, dunas, lagoas de águas cristalinas, igarapés, manguezais com árvores de até 10 metros, baías, ilhas e uma grande biodiversidade.

Entre os principais exemplares da fauna – muitos em processo de extinção -, estão macacos pregos, bugios (ou guaribas), jacaré do papo-amarelo, peixes de quatro olhos e o camurupim (uma espécie rara de peixe marinho). Além dos magníficos guarás, garças e biguás.    

Tanto que, nessa localidade, foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, que abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, e a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, na Ilha das Canárias. 

Conheça o fantástico mundo do Mandu Ladino no Delta do Parnaíba:

Onde fica o Delta do Rio Parnaíba?

onde fica delta do parnaíba

O Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e Piauí é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Sua porta de entrada é Parnaíba.

Chama-se Delta porque o Rio Parnaíba se abre em diversos canais e forma braços de rios que correm para o mar. Entre esses canais são formadas as ilhas. 

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras. Enquanto percorre uma extensão de 1.485 km, vai se desdobrando em um emaranhado de rios, igarapés e ilhas, com a forma de uma mão aberta.

Os dedos representam Barra da Melancieira, Barra das Canárias, Barra do Igaraçu, Barra do Caju e Barra de Tutoia.  Esses locais se ramificam e compõem um santuário ecológico. 

Trata-se de um fenômeno da natureza muito raro, que ocorre também em Mekong, no Vietnã e no Rio Nilo, na África.

O Delta do Parnaíba, juntamente com Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, faz parte do roteiro Rota das Emoções, eleito pelo Ministério de Turismo como o melhor roteiro turístico do País, em 2009.

delta do parnaiba rota das emoções

O Delta do Parnaíba faz parte da chamada Rota das Emoções

Qual é o aeroporto mais próximo de Delta do Parnaíba?

O aeroporto mais próximo ao Delta é o Aeroporto Internacional de Parnaíba “Prefeito Dr. João Silva Filho”. O trajeto do Aeroporto a Tatus, no Delta, tem a duração de 31 minutos de carro.

Entretanto, pode-se chegar ao Delta do Parnaíba pelos seguintes aeroportos:

  • Aeroporto de Teresina “Senador Petrônio Portela, a 5h33 de carro até o Delta do Parnaíba;
  • Aeroporto Internacional “Pinto Martins”, de Fortaleza, a 6h38 de carro.

Qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?

A melhor época para visitar o Delta do Parnaíba é no período de maio a agosto (outono/inverno). Nessa época a região recebe menos chuva, o calor diminui e as lagoas estão cheias e cristalinas.

Também os meses de dezembro a janeiro (verão) é uma boa época para visitar o Delta, pois nesse período as chuvas ainda não são tão constantes. Uma ótima época para aproveitar as férias escolares. 

Entre maio a setembro (outono à primavera), também é uma ótima época para curtir as festas juninas. Nesse período, o centro histórico das cidades no Delta te deixará encantado, especialmente à noite, quando a região fica agitada com a presença de turistas e festas. 

Quem ama praticar esportes, vai adorar visitar o Delta de agosto a setembro (inverno/primavera). É nessa época em que os ventos sopram mais fortes, ideal para a prática de kitesurf e Windsurf. 

Onde se hospedar no Delta do Parnaíba?

Escolher um bom lugar para hospedagem é parte significativa de uma viagem tranquila e confortável. Assim, acompanhe algumas sugestões!

Casa de Santo Antônio

Quem prefere se hospedar em um local com riqueza histórica, será contemplado com o hotel Casa de Santo Antônio. Ele foi construído a partir da recuperação de um imóvel do século passado, garantindo uma decoração vintage sem dispensar o conforto da modernidade.

Os hóspedes podem escolher entre 22 suítes disponíveis, todas decoradas e mobiliadas com estética do século passado. Tudo isso aliado com ar condicionado, TV led com canais por assinatura, telefone, Wi-fi, cofre, frigobar, etc.

E ainda, a Casa de Santo Antônio também tem sala de massagens, piscina, academia, jacuzzi e opção para banho turco. Para ficar melhor, o hotel se localiza no centro histórico da cidade, a poucos minutos do Porto das Barcas, porta de entrada do Delta do Rio Parnaíba.

Pousada Vila Parnaíba

Pertinho do centro histórico da cidade você também encontra a Pousada Vila Parnaíba, decorada com materiais de artesãos locais e a beleza do verde natural. Assim, o hóspede fica ainda mais imerso na cultura e história do Delta do Parnaíba.

O espaço oferece 26 acomodações, separadas pelas categorias luxo, master, semi luxo e standard. Além disso, a pousada tem Wi-fi, piscina ao ar livre, estacionamento gratuito, jardim, opções vegetarianas no café da manhã etc.

Praieiro Hostel Albergue

Quer uma opção mais simples e econômica? O Praieiro Hostel Albergue é uma alternativa, seja para quem viaja sozinho ou acompanhado. As acomodações são mais simples, tendo Wi-fi disponível gratuitamente em todo espaço e cozinha compartilhada.

Essas são apenas algumas opções de hospedagem disponíveis na região. É importante escolher uma alinhada com as suas necessidades e expectativas, considerando o tipo de viagem e o orçamento disponível.

Hotel Portal dos Ventos

Quer se hospedar em um local pertinho de tudo, como restaurantes e bares? O Hotel Portal dos Ventos é uma opção, já que fica bem no centro. Além disso, o espaço se destaca por disponibilizar Wifi-grátis, buffet de café da manhã diário.

No Booking, o hotel é descrito pelos hóspedes como ‘’ótima localização e equipe do hotel atenciosa’’ e ‘’de quarto amplo e limpo […].

Parnaíba Hostel

Você prioriza opções com valores mais acessíveis? Outra indicação é o Parnaíba Hostel, que oferece quarto e cozinha compartilhada e a possibilidade de aluguel de carros e bicicletas.

Outro diferencial do espaço é aceitar a hospedagem do hóspede junto com os pets, caso você não queira ficar longe deles, mesmo durante a viagem. Mas não se preocupe, também é possível alugar suítes privativas, se preferir.

Arrey Hotel Beach

O Arrey Hotel Beach é uma opção mais luxuosa para quem prioriza um conforto superior na hospedagem. Assim, os hóspedes podem aproveitar bar, piscina, terraço e restaurante. 

E ainda, o hotel conta com buffet no café da manhã e os quartos contam com guarda-roupa e ar-condicionado. No Booking, o espaço é avaliado com nota 8,0 e os hóspedes elogiam, principalmente, café da manhã, atendimento e localização.

Como ir do Delta do Parnaíba para Jericoacoara?

É possível ir de ônibus, táxis ou avião. Afinal, as cidades ficam 202 km distantes uma da outra pela estrada, levando cerca de 5 horas no trajeto de ônibus, 3 de táxi e 1h de avião.

O ônibus é o transporte mais econômico, porém, ele não vai direto do Paranaíba para Jericoacoara, explicando o maior tempo de trajeto. Então, você pode contratar um serviço de transporte turístico para fazer o trajeto até Jericoacoara.

Alguns serviços incluem o transporte em veículos 4×4 pelo Parque Nacional de Jericoacoara, opção comum para acessar dunas e praias mais afastadas da vila. Afinal, esses veículos são adaptados para o deslocamento em areia e terra e podem ser alugados com motorista/guia ou por meio de agências de turismo locais.

O que fazer no Delta do Parnaíba? 8 passeios imperdíveis!

dicas do que fazer em delta do parnaíba

Existem inúmeros passeios que você pode fazer no Delta. Quem ama conhecer as belezas naturais, vai amar os passeios focados no ecoturismo. Por outro lado, não faltam atrações para quem prefere a agitação da vida noturna no litoral. Veja abaixo!

1. Porto das Barcas

O Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba. Possui armazéns construídos no século XX para estocar cera de carnaúba e babaçu, hoje utilizados para outras finalidades.

Tais como lojas de artesanato, pousadas e agências, além de um posto de polícia, restaurante, bares e grande estacionamento.

Ali você poderá visitar as ruínas, que guardam momentos importantes da história do Piauí. Nesse local poderá apreciar a paisagem, suas ruas estreitas com prédios históricos, tudo muito rústico.

Encontrará no local artesanato da região em estilos e peças diversificadas, como a opala de Pedro II, quadros pintados por artistas locais, arte santeira e também lembranças do Delta.

2. Ilha das Canárias

Situada no município de Araioses (MA), divisa do Piauí, na reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, a 11 Km do município de Parnaíba, a ilha reúne quatro povoados: Caiçara, Passarinho, Torto e Canárias.

Moram na ilha apenas 1.800 pessoas, que levam uma vida pacata e vivem da pesca artesanal e dos caranguejos tirados dos mangues. 

É uma área de preservação ambiental do nordeste brasileiro com  17 mil hectares de mangues e dunas, flora e fauna diversificadas, encontradas só ali, como animais, mata ciliar e raízes suspensas às margens do manguezal.

Tudo isso rodeado por praias naturais para descansar e curtir a natureza. É o lugar ideal para quem aprecia turismo ecológico e muito sossego.

3. Ilha do Caju

Localizada a 50 quilômetros de Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí, a Ilha do Caju apresenta temperatura média de 27° C. Apresenta cinco ecossistemas: alagados de água salgada, campos, matas, dunas e mangues. 

Considerada um paraíso turístico, é uma das raras regiões brasileiras que concentra tanta diversidade em um só território.

praia

Dunas da Ilha do Caju no Delta do Parnaíba

4. Revoada dos Guarás

É uma das atrações mais valorizadas do Delta do Parnaíba e da Rota das Emoções. Consiste na apreciação do sobrevoo desses pássaros, ao cair da tarde, quando o céu se tinge de vermelho devido às penas dos Guarás. 

Você pode fazer esse passeio pela Rota Combo. O passeio sai do Porto de Tatus em lancha rápida, que desliza pelo labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba, rumo à Bia do Caju e Ilha dos Guarás.

O valor por pessoa é de R$ 175,00. Saiba como reservar o seu passeio! 

revoada dos guarás delta do parnaíba

A Revoada dos Guarás é uma das atrações mais valorizadas do Delta do Parnaíba

 

5. Praia da Pedra do Sal

Possui 8 km de extensão e fica a 15 km de Paranaíba, na Ilha Grande de Santa Isabel. Impressiona pelo conjunto de rochedos graníticos  que segue oceano adentro e divide a praia em mar bravo e mar manso. 

O lado do mar bravo é popular entre os surfistas devido às ondas muito fortes, ideais para surfar. Já o lado do mar manso é muito procurado para ver o pôr do sol, pescar e descansar.

Durante o dia os quiosques abrem para serviços de bar e outros.

6. Praia do Atalaia

Situada no município de Luís Correia, é a principal praia do litoral do Piauí. Atrai muitos turistas por se estender ao longo da orla em areias planas, banhadas por ondas brandas.  

Possui quiosques de serviços, calçadão a beira mar, banheiros, praças para eventos e pontos de acessibilidade.

7. Passeio Tradicional pelo Delta do Parnaíba

É o mais procurado pelos turistas para ver o homem lama capturar o caranguejo. Consiste em uma viagem por mangues, rios e igarapés a bordo de embarcações para até 80 pessoas. Sai do Porto dos Tatus, a 14 km de Parnaíba.

O passeio dura 6 horas, com duas paradas: uma hora na Ilha dos Poldros para banho de mar e uma hora no Morro Branco, uma duna no meio do rio com altura de 30 metros, para banho de água doce.  

Em seguida retorna ao porto pelo leito principal do rio.  O passeio inclui lanche com frutas tropicais , almoço e caranguejada. 

Veja como contratar o passeio e mais detalhes AQUI.

8. Tour gastronômico

Essa opção é para quem prefere explorar as maravilhas locais pela cidade, especialmente conhecendo a culinária típica da região. 

Afinal, é nessa área onde  se encontram uma variedade de caranguejos que compõem os diferentes pratos. Nesse sentido, aproveite as delícias do restaurante Casa de Caboclo, nas Ilhas Canárias, para experimentar a moqueca de frutos do mangue.

Em Ilha Grande, não deixe de visitar o restaurante Barlavento para degustar porções de caranguejo. Quando for à Tutóia, visite o restaurante Flor do Mangue para experimentar o prato sururu ao leite. 

Como ir para o Delta do Parnaíba?

como chegar a delta do parnaíba

Para chegar ao Delta do Parnaíba você pode optar por ir via terrestre, aérea ou marítima até os locais que são porta de entrada para o Delta: Parnaíba, Teresina e Fortaleza.

Porém, para visitar o Delta do Parnaíba, o mais indicado é usar os transfers da Rota Combo, que saem diversos locais: 

  • Saindo de Santo Amaro – MA 

Transfer Parnaíba/ Santo Amaro – Compartilhado. Sai às terças e quintas de Parnaíba para Santo Amaro, em veículo com ar condicionado. O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e custa R$290,00 por pessoa.  

Para saber mais detalhes ou fazer reservas, clique AQUI.

  • Saindo de Jericoacoara – CE

Transfer Parnaíba/Jeri – Compartilhado. Sai às segundas, quartas e sextas de Paranaíba em direção a Jericoacoara. O passeio inclui visita à Lagoa do Paraíso. 

O transfer é feito por estrada, com veículo com ar condicionado até Jijoca de Jericoacoara (Lagoa do Paraíso) e segue até a Vila de Jericoacoara em jardineira. O passeio dura aproximadamente 4 horas e custa R$130,00 por pessoa. 

Para saber mais detalhes, clique AQUI.

  • Saindo de Barreirinhas – MA

Transfer Parnaíba/Barreirinhas – Compartilhado. Sai às terças e quintas de Parnaíba para Barreirinhas, em veículo com ar condicionado por estrada, até o ponto de partida da Rota Combo

O passeio dura aproximadamente 3h30 e custa R$130,00 por pessoa. 

Confira AQUI mais detalhes, datas disponíveis e reservas.

  • Saindo de Jijoca de Jericoacoara – CE

Transfer Parnaíba/Jijoca de Jericoacoara – Compartilhado. Sai às segundas e sextas de Parnaíba em direção a Jijoca de Jericoacoara, pela estrada, em veículo com ar condicionado e motorista guia. 

O passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e custa R$130,00 por pessoa. 

Clique AQUI para mais informações e reservas.

  • Saindo do Aeroporto de Cruz

Transfer Parnaíba/Aeroporto de Cruz – Compartilhado – Sai às segundas, quartas e quintas de Parnaíba para o Aeroporto de Cruz, em veículo com ar condicionado. O passeio dura aproximadamente 4 horas e custa R$195,00 por pessoa. 

Para saber mais detalhes ou fazer reservas, clique AQUI.

Quantos dias preciso para conhecer o Delta do Parnaíba?

Nossa recomendação é reservar, ao menos, 3 dias para uma visita completa. Com esse tempo, você consegue fazer passeios no Delta do Parnaíba de barco, dormir em pousadas nas ilhas e conhecer praias e pontos turísticos das redondezas. 

O que fazer em Parnaíba à noite?

dicas de destinos em delta do parnaíba

Além dos restaurantes típicos e passeios naturais, Parnaíba contém diversos bares e pubs para quem gosta de passar o tempo curtindo música e bebidas variadas. 

Alguns estabelecimentos possuem características marcantes, enquanto outros oferecem um ambiente mais aconchegante para os clientes. 

Também vale destacar os bares com música ao vivo e transmissão de partidas de futebol nacionais e internacionais. Confira nossa lista de estabelecimentos:

  • Pub ZERO86, no centro de Parnaíba;
  • Candeeiro Bar, na praça Mandu Ladino;
  • Emporium Paulista, na BR343;
  • Torquália, no Centro Histórico de Parnaiba;
  • Posto Shopping, no cruzamento com as avenidas São Sebastião e Francisco Borges;
  • Aventur Café & Restaurante, próximo ao Rio Iguaçu.

Confira os melhores pacotes para Delta do Parnaíba com a Rota Combo!

Descubra outros locais fantásticos para visitar

Agora que você já viajou conosco pelo blog e conheceu as maravilhas do Delta do Parnaíba virtualmente, não ficou um gostinho de quero mais?

Não dá vontade de apreciar de perto o Porto das Barcas com seus restaurantes, bares e lojas de produtos artesanais locais?

Não ficou um desejo grande de visitar a Ilha das Canárias e a Ilha de Caju, conhecer suas diversidades e belezas naturais?

Pois então, não passe mais vontade! Aproveite para viajar pelo blog da Rota Combo e descobrir outros locais fantásticos para visitar!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?