Rota das Emoções Rota das Emoções sozinho: tudo o que você precisa saber para viajar!

Rota das Emoções sozinho: tudo o que você precisa saber para viajar!

rota das emoções sozinho

Você já pensou em fazer a Rota das Emoções sozinho? Esse trecho é considerado um dos roteiros mais bem estruturados do Brasil. 

São 500km de um percurso repleto de aventura, emoção, paisagens paradisíacas e uma culinária típica nordestina de dar água na boca.

Os passeios na Rota das Emoções agradam turistas que gostam de viajar imersos na sensação de pertencer à natureza. É puro ecoturismo, com excelente infraestrutura. 

Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra como se organizar para fazer essa viagem por conta própria!

Passeie por todos os destinos da Rota das Emoções sozinho com muita segurança e conforto. Conheça os transfers!

O que é a rota das emoções? 

Conforme explicamos inicialmente, a Rota das Emoções é um percurso envolto no ecoturismo, localizado no Nordeste brasileiro. 

No roteiro básico, turistas conhecem os principais destinos: Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA). 

Esse trajeto pode ser percorrido de inúmeras formas — jipe, ônibus, carro, moto, buggy e outros. Porém, o mais indicado é passear dentro de um 4×4 para enfrentar as dunas e rios.

Viajando sozinho: Como se preparar para fazer a rota?

Viajando sozinho: Como se preparar para fazer a rota?

Há uma Rota das Emoções perfeita para cada perfil de viajante. Tem espaço para os mochileiros, aventureiros, esportistas, gourmets, e até mesmo quem prefere seguir sozinho.

Se você faz parte do grupo que prefere aproveitar as maravilhas locais sem companhia, confira abaixo as dicas de como se organizar para essa viagem.

Faça um roteiro

Na Rota das Emoções, você visitará 14 municípios diferentes, todos situados nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. 

Cada região apresenta suas peculiaridades. Então, para não ser pego de surpresa, é importante elaborar um roteiro bem estruturado. 

Caso prefira, conte com o auxílio de uma agência de viagens especializada na Rota das Emoções. Assim, evitará transtornos e deslocamentos desnecessários. 

Liste lugares que vai visitar 

Cheia de atrações, fazer a Rota das Emoções sozinho é uma opção para quem prefere aproveitar as maravilhas da região no próprio ritmo. 

Mas, como estamos falando de 14 cidades distintas, recomendamos que você liste os locais que mais deseja conhecer em cada estado. 

A Vila Jeri, em Jericoacoara, a revoada dos guarás, no Delta e o passeio pelo Rio Preguiça, nos Lençóis, são algumas das principais atrações. 

Faça atividades ao ar livre 

Tratando-se de uma viagem cercada por natureza, nada mais lógico do que preencher seu trajeto com passeios e atividades ao ar livre. 

Em Barra Grande (PI), você pode checar a rota dos ventos alísios; ideal para praticar o kitesurf. Em São Luís (MA), não deixe de visitar os casarões coloniais. Já em Atins, experimente o passeio de quadriciclo para mais adrenalina. 

Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções?

Está em dúvida de qual a melhor época para fazer essa viagem? A boa notícia é que você pode aproveitar a Rota o ano todo. Mas, é claro que existem os períodos de baixa e alta temporada. Confira a seguir!

Alta Temporada

Prefere ver as lagoas cheias? Então, visite a região logo depois das estações chuvosas (julho a setembro), quando a paisagem estará no auge. 

Caso prefira aproveitar a cultura local, o mês de junho é marcado pelas festas juninas; uma excelente oportunidade de experimentar a culinária típica. 

Já para os amantes dos esportes radicais, nossa indicação é viajar entre os meses de julho a dezembro, quando os ventos estão propícios para o windsurf e kitesurf.

Baixa Temporada

Fazer a Rota das Emoções sozinho durante a baixa temporada é uma excelente estratégia para quem está com o orçamento limitado. 

Afinal, nesse período, a região conta com menos turistas e os preços das atrações e estabelecimentos caem.

Entre janeiro e abril, as chuvas aumentam, o que atrapalha o ecoturismo. De outubro a janeiro, as chuvas dão uma trégua, mas a paisagem não é tão atraente. 

Nesse sentido, vale a pena explorar a cultura local, conhecendo as vilas dos municípios, restaurantes, lojinhas e outros estabelecimentos. 

Vou levar quantos dias para fazer a rota?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Isso porque, o tempo ideal dependerá do número de atrações incluídas em seu roteiro

Quem pretende conhecer apenas os pontos turísticos principais, consegue fazer a viagem em 5 dias. Mas, se você deseja explorar um pouco mais a região, 10 dias é o ideal.

Caso queira conhecer os estados com mais calma, aprender sobre as particularidades de cada cantinho da Rota, reserve, pelo menos, 15 dias em sua agenda. 

Quanto custa fazer a Rota das Emoções sozinho?

Quanto custa fazer a Rota das Emoções sozinho?

Na hora de contratar seu pacote de viagem, é possível encontrar uma grande variedade de preços, com personalizações para cada tipo de necessidade. 

Os planos mais básicos para a Rota das Emoções, com 7 dias e 6 noites, giram em torno de R$2.456,00. No caso dos pacotes mais luxuosos, com 15 dias, gira em torno de R$5469,00.

É melhor ir por conta própria ou contratar uma agência de viagem?

Vale destacar que, quando falamos em fazer a Rota das Emoções por conta própria, não significa que você poderá fazer a viagem sem qualquer amparo. 

Isso porque, existem trechos da Rota que não é possível visitar em guias ou transfers. Então, para alguns destinos, será necessário contar com uma agência de viagens.

Portanto, mesmo que você resolva passear sozinho, indicamos a contratação de uma agência para organizar suas férias em conjunto. Assim, terá mais segurança e tranquilidade.

Passeie por todos os destinos da Rota das Emoções sozinho com muita segurança e conforto. Conheça os transfers!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu como fazer a Rota das Emoções sozinho. Lembre-se de contar com o suporte de uma agência de viagens para fechar os principais passeios da sua viagem. Conheça a Rota Combo e seus pacotes personalizados!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?