Rota das Emoções Rota das Emoções: confira nossas dicas para montar o roteiro ideal!

Rota das Emoções: confira nossas dicas para montar o roteiro ideal!

rota das emoções roteiro

Visitar as maravilhas naturais do Nordeste brasileiro é o destino dos sonhos de muitos. Não é à toa que os pacotes de viagens para a Rota das Emoções roteiro são bastante procurados. 

Criado pelo Sebrae com o intuito de fomentar o turismo nessa região do País, o trajeto envolve lindas praias e paisagens inesquecíveis dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Confira mais sobre o tema a seguir!

O que é a rota das emoções?

Trata-se de um circuito que engloba os maiores pontos turísticos do litoral maranhense, piauiense e cearense. Conforme citamos logo acima, o trajeto foi criado pelo Sebrae, a fim de incentivar o turismo nessa região, bem com seu desenvolvimento socioeconômico. 

Tanto a duração do passeio quanto a ordem de roteiro são variáveis. Dependendo de quais locais deseja visitar, sua viagem poderá ser mais longa ou mais curta. Mas, independentemente de sua escolha, certamente verá maravilhas pelo caminho.

Quais as cidades da Rota das Emoções? Como é o roteiro?

A Rota inclui destinos como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. E como te mostramos mais acima, você pode começar sua viagem de qualquer um desses locais, com roteiros repletos de atrações variadas. 

Além desses pontos, também existem cidades e outros encantos que valem a pena a visita. Veja por onde começar sua viagem e quais cidades conhecer logo abaixo.

Cidades do Maranhão

Todos que começam a explorar a Rota escolhem partir do Maranhão, mais especificamente em São Luís, a capital. 

Chegando na cidade, você pode passear pelo Centro Histórico, que reúne um acervo arquitetônico com milhares de prédios antigos, decorados com azulejos portugueses.

Em seguida, é hora de partir para Barreirinhas, que é o primeiro destino rumo aos Lençóis Maranhenses. Trata-se de uma cidade com excelente infraestrutura; então, pode ser uma ótima opção para montar sua base de descanso. 

Ainda nesse local, vale fazer o passeio de barco pelo Rio Preguiça, conhecer o trabalho dos artesãos locais e comprar lembrancinhas para seus amigos e familiares.

Por fim, siga para o município de Tutóia, uma microrregião do Baixo Parnaíba. É um destino perfeito para os amantes do ecoturismo, repleto de tesouros naturais, como os Pequenos Lençóis.

Cidades do Piauí

Ao sair do Maranhão, o próximo destino é o Piauí, mais especificamente Ilha Grande. Nesse ponto, você conhecerá os Lençóis Piauienses para observar a encantadora revoada de guarás — pássaro de coloração avermelhada. 

Depois, seguirá para o Parnaíba, onde descansará pela noite. No dia seguinte, o passeio está marcado no Delta — principal destaque da região. Por aqui, você visitará a Lagoa do Portinho, fará a Trilha das Emoções, além de conhecer outras lindas praias.

Barra Grande é o destino final do estado. Nessa região, aproveite para explorar a cidade e experimentar o kitesurfe.

Cidades do Ceará

Ao chegar em território cearense, o primeiro ponto é Barroquinha, local onde estão a Praia de Curimãs e Chaval. A hospedagem será em Camocim, na qual é uma ótima oportunidade para conhecer as praias e lagos locais.

Saindo de Camocim, seguirá para Jericoacoara, com parada no Mangue Seco. Por lá, assistirá aum pôr do sol espetacular. 

Caso visite a região no fim do inverno, poderá testemunhar um crepúsculo na Pedra Furada — período em que o sol se alinha com a pedra.

Quantos km tem a Rota das Emoções?

rota das emocoes roteiro

Antes de traçar seu roteiro para a Rota das Emoções, é importante colher informações sobre o melhor trajeto. Mostramos anteriormente que o tamanho da viagem muda conforme os locais escolhidos para visitar.

Oficialmente, esse circuito possui quase 2 mil km de estrada, mas pode ter mais ou menos, dependendo do roteiro que você selecionar.

Qual a melhor época para a rota das emoções?

Agosto é tido como o melhor mês para aproveitar a Rota ao máximo. Contudo, você pode fazer sua viagem em qualquer época do ano, sem qualquer prejuízo na experiência. Basta escolher os locais que deseja visitar com antecedência. 

Para conhecer os Lençóis Maranhenses, por exemplo, o ideal é visitar a região entre julho e agosto. Assim, verá os lençóis cheios de água, resultado das chuvas do primeiro semestre.

Mas, se você prefere usufruir dos esportes radicais, como o kitesurf, vale partir no segundo semestre, mais especificamente entre agosto e dezembro, quando os ventos estão ótimos para o esporte.

Porém, se seu maior objetivo é assistir ao pôr do sol alinhado com a Pedra Furada, o melhor é ir em agosto mesmo, pois esse fenômeno só acontece nesse mês.

Rota das emoções: dicas para seu roteiro!

rota das emocoes roteiro

Já decidiu quando partir para a Rota? Confira algumas dicas extras para finalizar seu roteiro e aproveitar sua viagem sem preocupações:

  • leve bonés, chapéus, óculos de sol e bastante protetor solar. A região costuma ventar bastante, então você não sentirá a pele queimar sob o Sol;
  • cuide do meio ambiente, pois os locais que visitará são regiões de reservas ambientais. Todos os visitantes precisam preservar a natureza;
  • ainda sobre a dica anterior, cuide do lixo que produz. Lembre-se de descartar corretamente cada tipo de lixo nos respectivos locais de reciclagem;
  • vale relembrar que os estados que visitará são bem quentes. Por isso, evite levar malas e roupas pesadas e invista em peças frescas e leves;
  • não se preocupe em levar trajes finos. os pontos turísticos, tanto naturais quanto das cidades são bem casuais. Então relaxe e aproveite as maravilhas como os locais.

Agora que você já sabe tudo sobre a Rota das Emoções, que tal montar seu roteiro com a Rota Combo?

Conclusão

Essas foram as nossas dicas para você aproveitar a Rota das Emoções com um roteiro bem planejado. Para usufruir das maravilhas desse destino inesquecível, reserve, pelo menos, 7 noites de viagem. 

Assim, poderá visitar cada ponto turístico escolhido com calma e tranquilidade. O tipo de viagem também dependerá das suas necessidades. Caso prefira ter o máximo de conforto e comodidade, o melhor é reservar tudo com uma agência de turismo.

Porém, se possui um espírito aventureiro, talvez seja uma boa alternativa planejar parte da viagem por conta própria. Mas, vale reservar transfers para se deslocar entre determinados pontos, pois não é possível realizá-los sem o suporte de uma equipe especializada.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?