Dicas de viagem 10 pontos turísticos do Ceará para conhecer em 2023: confira o guia!

10 pontos turísticos do Ceará para conhecer em 2023: confira o guia!

pontos turísticos no Ceará

Você conhece os melhores pontos turísticos no Ceará? Se ainda não foi, não sabe o que está perdendo! 

Suas belezas naturais, em especial na faixa litorânea, conquistam a todos que pisam a areia de suas praias e descobrem os encantos de suas águas, dunas e matas.

Esses são apenas alguns fatores que explicam por que o Ceará é um dos lugares do Nordeste brasileiro mais procurado pelos turistas.

Os outros motivos você descobre nesta viagem virtual com a Rota Combo, que tem as melhores dicas para você explorar lugares fantásticos do Ceará! Veja nossas dicas a seguir!

A Rota Combo é especializada em transfers e passeios e oferece excelentes opções para você se deslocar pela região. Confira AQUI.

10 pontos turísticos do Ceará que você precisa conhecer!

pontos turísticos no Ceará

1. Praia de Canoa Quebrada

A Praia da Cona Quebrada não dá para dispensar. Situada em Aracati, distante 182 km de Fortaleza, a praia de Canoa Quebrada é aquele lugar que você vai uma vez e quer voltar sempre! 

Tanto que já foi paraíso dos hippies e também o cenário de filmes preferido por famosos cineastas.

Hoje já é acessível a todos os povos e bolsos, atraindo turistas do mundo inteiro por sua paz e natureza virgem, falésias coloridas, praias e mar de esmeralda pontilhado de jangadas.

Em Canoa Quebrada pode-se passear de jangada, de buggy, mergulhar e voar de parapente pelo céu azul. Ou então, simplesmente relaxar em suas praias fantásticas rodeadas por falésias vermelhas.

A dica para a noite é apreciar a culinária local e descontrair ao som do reggae e forró no point mais badalado do local, o famoso centrinho da vila de pescadores, conhecida como a Broadway do Nordeste.

Quando for ao Ceará não pode deixar de consultar o site da Rota Combo, que oferece a você inúmeras formas incríveis de curtir a viagem. Para saber mais informações sobre Canoa Quebrada, dicas, combos e transfers, clique AQUI.

2. Lagoa da Jijoca em Jericoacoara

Se você quer mesmo se esquecer do mundo e relaxar, a Lagoa da Jijoca é o lugar perfeito. 

Só ali você poderá apreciar um dos mais lindos picos do Nordeste, deitado em redes instaladas na fantástica lagoa do Paraíso e na Lagoa Azul. E de quebra, praticar esportes aquáticos como kitesurf e windsurf.

Situada a 23 km da vila de Jericoacoara, a Lagoa da Jijoca é um lugar muito calmo, onde você sente-se em comunhão com a natureza que o rodeia: o pico, o verde da mata e do mar que se misturam ao azul do céu no horizonte convidam à reflexão.

Suas águas mornas e cristalinas o fazem sonhar e acreditar que o paraíso é ali mesmo, constatação que é sempre comemorada pelos turistas, sempre muito bem acolhidos em suas pousadas, restaurantes e bares.

Se você quer ver dicas sobre o local, combos de passeios e de transfers, a Rota Combo tem! Clique AQUI para mais informações.

3. Pedra Furada em Jericoacoara

A Pedra Furada é um fenômeno da natureza que atrai visitantes do mundo todo. Esculpida pelas ondas do mar, se transforma em uma obra de arte natural nos meses de julho e agosto, quando o sol se encaixa bem no meio do furo da pedra.

Mas atrai turistas durante o ano todo, em especial na época de esportes aquáticos e de alta temporada.

É um dos principais cartões postais do Ceará e símbolo do Parque Nacional de Jericoacoara. Situa-se a 4 km da Vila de Jeri. Pode-se chegar até caminhando pelas areias, desde a Praia da Malhada, quando a maré está baixa.

Ou então por um passeio de buggy ou pelas trilhas do Morro do Serrote.

4. Praia da Ponta Grossa

A Praia de Ponta Grossa fica em Icapuí, na fronteira com o Rio Grande do Norte, a 50 km de Canoa Quebrada. Grutas e formações rochosas incríveis surpreendem o visitante.

Para todo lado que se olha a natureza é pródiga: falésias coloridas, dunas, coqueiros e mar verde intenso, com esculturas naturais submersas e muitos recifes.

5. Praia do Futuro em Fortaleza

A Praia do Futuro, situada a 10 km da capital Fortaleza, possui 30 km de extensão muito agitados pelos inúmeros turistas que vêm de todos os lugares do mundo para conhecer suas maravilhas.

Durante o dia, barracas bem equipadas servem os visitantes na praia. Na orla, quiosques, bares e restaurantes atraem os turistas ávidos por petiscos e bebidas.

Quem ainda tem resistência suficiente, pode regalar-se à noite no forró animado que agita os dançarinos.

O local oferece, ainda, opções de lazer diferenciadas para as famílias, como piscinas com toboágua e playgrounds.

Antes de visitar a Praia do Futuro, consulte AQUI as dicas da Rota Combo.

6. Praia do Camocim

Situada a uma hora de distância de Jericoacoara, Camocim é uma praia isolada às margens do Rio Coreaú, que recebe ainda mais turistas durante o Carnaval.

Um dos pontos turísticos do Ceará mais conhecidos, a Praia do Camocim é conhecida como a Ilha do Amor ou Testa Branca e muito procurada por casais e também famílias, atraídos por suas águas cristalinas, dunas e mangues.

Para visitá-la, clique AQUI e confira os transfers privativos que a Rota Combo tem, para você fazer esse passeio de forma mais confortável e despreocupada.

7. Morro Branco em Beberibe

Um dos principais cartões postais do Ceará, a Praia de Morro Branco fica em Beberibe, a 80 km de Fortaleza. Um cenário digno de cinema espera os visitantes, que se deslumbram diante do pôr do sol ao pé dos morros e ao visitar as falésias repletas de labirinto.

A praia oferece exóticas areias coloridas, muito utilizada no artesanato da região, a silicografia, que consegue construir paisagens dentro das garrafas.

8. Praia da Lagoinha

Admirar o visual da Praia de Lagoinha do alto das dunas é privilégio dos turistas bem informados. Situada em uma pequena colônia de pescadores chamada Paraipaba, o local impressiona pelas dunas de areias, douradas pelo sol.

Praias com areias brancas rodeadas por coqueiros, já abrigaram piratas que ali iam se esconder e hoje recebem uma gama variada de turistas, que seguem a Rota do Sol Poente.

A Praia de Lagoinha é famosa por seus passeios de buggy pela areia e de catamarã pelo mar, quando os visitantes não resistem ao mergulho no mar verde e azul.

9. Praia de Cumbuco

É a principal praia da cidade de Caucaia, distante 30 km da capital.  Cânions formados por dunas íngremes recebem os visitantes dando a sensação de proteção.

Antiga vila de pescadores, hoje a Praia de Cumbuco oferece inúmeras opções de lazer, dentre elas emocionantes passeios de buggy pelas dunas e prática de kitesurf.

Para relaxar de tanta adrenalina, nada melhor que mergulhar na Lagoa de Cauípe ou sentar-se nas areias da praia para apreciar as pipas coloridas de kitesurf flanando no céu azul.

10. Chapada do Araripe

No Sul do estado, divisa com Pernambuco, a Chapada do Araripe espera deslumbrar os visitantes com seus sítios paleontológicos, grutas e fontes naturais.

Trata-se de uma Floresta Nacional que data de cerca de 120 milhões de anos. Com aproximadamente mil metros de altitude. É o lugar ideal para quem quer ter contato com a natureza e relaxar.

O que fazer no Ceará ? Confira os melhores passeios

O que fazer no Ceará ? Confira os melhores passeios

O Ceará é um daqueles destinos tão cativantes que você sente saudade antes mesmo de partir. 

O estado é rico em cultura, especialidades culinárias, artesanato, montanhas, praias e paisagens deslumbrantes. 

Você sabia que ele está entre os mais populares do Brasil? A lista de atrações do Ceará é extensa e repleta de atividades e passeios imperdíveis. Veja outras opções de lazer a seguir!

Pontos turísticos no Ceará para a família

Fortaleza tem muitas opções para visitar com toda a família e vai além de sol, areia e mar. As crianças podem divertir-se nos escorregas dos vários parques aquáticos, que oferecem desafios para todas as idades. 

A programação de esportes radicais continua no parque, oferecendo atrações como tirolesa, arvorismo e exercícios de trampolim. A família inteira também vai se aproximar da natureza nos parques ecológicos e bosques da cidade. 

Para um dia de folga, não perca os eventos culturais no Dragão do Mar e o passeio espacial no Planetário Rubens de Azevedo. Além dessas atrações, confira outras opções:

  • Beach Park oferece uma aventura aquática para a toda a família;
  • Parque Estadual do Cocó para se divertir em um espaço verde no centro da cidade;
  • Praia do Futuro para curtir uma excelente estrutura a beira-mar com a família;
  • Engenhoca Parque, com atrações radicais para todas as idades;
  • iPark para explorar o espírito aventureiro da família;
  • Centro de Eventos do Ceará para curtir a Bienal do Livro e outros eventos familiares.

Pontos turísticos no Ceará para casal

O Ceará também está repleto de lugares românticos para os casais curtirem uma viagem a sós. São opções ideais para visitar durante a baixa temporada, já que os ambientes ficam menos movimentados e mais tranquilos para passear. Confira nossa lista abaixo:

  • Praia de Jericoacoara oferece um visual paradisíaco para marcar a memória dos casais;
  • Praia de Lagoinha é um lindíssimo cartão postal natural, repleto de dunas e coqueiros;
  • Praia de Canoa Quebrada possui barracas e uma excelente estrutura para os casais relaxar à beira-mar;
  • Praia de mundaú possui dunas de areia branca a água cristalinas para serem vislumbradas em um passeio a barco;
  • Praia de Água Belas é calma e perfeita para um passeio a dois, com águas mornas e piscinas naturais;
  • Serra de Guaramiranga oferece um clima aconchegante à noite, com vinho e fondue.

Pontos turísticos no Ceará para mochileiros

Se você é do time dos mochileiros, saiba que o Ceará também oferece tudo o que precisa para desfrutar de sua estadia. Confira nossas sugestões de passeios:

  • Kitesurf na praia de Cumbuco;
  • 3 passeios em Morro Branco (Lagoinha, Morro Branco e Canoa Quebrada);
  • Trilha da Pedra Furada em Jericoacoara;
  • Vilarejo de Icaraizinho de Amontada;
  • Festival de blues e jazz de Guaramiranga;
  • Balanço infinito de Tianguá;
  • Plantação de rosas de Ubajara;
  • Feirinha do Beira-mar.

Qual melhor época para conhecer o Ceará?

Qual melhor época para conhecer o Ceará?

De forma direta, a melhor época para visitar o Ceará é de agosto a dezembro. Além do clima quente constante, o sol se mantém forte e chove pouco nessa época do ano. 

Em outros meses, porém, ainda é possível aproveitar as praias. No entanto, é importante observar que os dias nublados serão mais frequentes.

O que mais conhecer no Ceará? Confira dicas

O que mais conhecer no Ceará? Confira dicas

Além das opções incríveis que te mostramos acima, o Ceará abriga outros atrativos que, certamente, encantam qualquer visitante. Acompanhe abaixo e descubra como explorar a culinária local, melhores hospedagens, esportes e como curtir a noite na cidade!

Gastronomia

O Ceará também é conhecido por sua variedade cultural e culinária repleta de comidas deliciosas. Comidas típicas como carne de sol, mandioca, baião de dois, moqueca são imperdíveis para quem visita o estado e quer conhecer mais sobre a gastronomia local. 

Quando pensamos no que comer no Ceará, precisamos estar preparados para uma variedade irresistível de sabores, dos frutos do mar ao tradicional cuscuz e à rapadura. 

Mesmo com o tempo, esse estado nordestino manteve suas raízes culturais, conservando ao longo dos anos os sabores, aromas e as principais características de sua culinária.

Onde ficar no Ceará?

Independentemente do seu objetivo da viagem — conhecer o centro histórico ou aproveitar a orla da cidade —, temos sugestões de hospedagem para todos os gostos:

  • Centro: Nordeste Palace Hotel, Hostel Dragão do Mar, Refúgio Hostel Fortaleza;
  • Iracema: Sonata de Iracema, Carmel Magna Praia;
  • Meireles: Quality Fortaleza, Hotel Brasil Tropical, Luzeiros, Oásis Atlântico, Via Venetto, New Life, Mercure Meireles;
  • Mucuripe: Gran Marquise, Golden Fortaleza by Intercity,  Vela e Mar Hotel,  Samburá Praia Hotel;
  • Praia do Futuro: Marbello Ariaú, Litoral Fortaleza, Crocobeach Hotel;
  • Cumbuco: Carmel Cumbuco, Villa Galé;
  • Aquiraz: Atlantic Palace Apart-Hotel, Milos Beach Hotel.

Noite em Fortaleza: o que conhecer?

É comum se esquecer da noite quando visitamos alguma cidade praiana. Isso não pode acontecer em Fortaleza, e ainda mais na capital do humor. A noite é recheada de risadas, música e comidas típicas. Separamos algumas opções para você:

  • Teatro Ceará Show;
  • Sorveteria 50 Sabores;
  • Restaurante Quinta do Caranguejo;
  • Bar do Pirata;
  • Cervejaria Lupus Bier;
  • Restaurante Beira Mar Grill;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Esportes e aventura no Ceará

O Ceará é um estado privilegiado para quem deseja aliar o turismo ao esporte. 

Com ventos de até 25 km/h, é um dos picos mundiais de kitesurf e windsurf, além de oferecer oportunidades para quem pratica outras modalidades como caminhadas, mountain bike, rapel, tirolesa, asa delta e mergulho.

Todos esses esportes podem ser aproveitados na Praia de Jericoacoara, Ilha do Guajiru, Lagoa do Cauípe na Praia do Cumbuco, Quixadá e Guaramiranga.

A Rota Combo é especializada em transfers e passeios e oferece excelentes opções para você se deslocar pela região. Confira AQUI.

Conclusão

Você já se imaginou em meio a um labirinto, ou à frente de um cânion, ladeado por praias de areias virgens e mar de águas que vão do azul intenso ao verde esmeralda?

Já se viu passeando pelas lagoas mais impressionantes, mergulhando nos mares mais cristalinos, subindo aos picos mais altos para ver a brancura das praias e a imensidão do mar que encerra tantos mistérios?

E sobre se aventurar de buggy pelas dunas, sair de catamarã pelo mar adentro e depois relaxar nas águas, em uma rede, curtindo toda a beleza da natureza ao seu redor… Já pensou nisso?

Pois já é hora de parar de pensar e colocar em prática os seus sonhos. Os pontos turísticos do Ceará são acessíveis a todos os bolsos! Compre essa ideia com a Rota Combo!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?