(86) 9 9993 0111

rotacombo@rotacombo.com

Passeio no Delta do Parnaíba em 2020: Guia completo para uma viagem incrível!

passeio no delta do parnaíba

Conheça o nosso guia completo para um incrível passeio no Delta do Parnaíba!

Fazer a travessia de braços do mar em lancha voadeira, aprender ao vivo como se cata caranguejos, poder ver os olhos de jacarés brilhando no escuro e apreciá-lo bem de perto, dentro da embarcação, durante um tour noturno… Já pensou que adrenalina?

Em outros passeios, navegar pelo Rio Parnaíba, caminhar por dunas lindíssimas, mergulhar no rio e ainda apreciar a Revoada dos Guarás, um espetáculo impactante que tinge o céu de vermelho…

Siga com a Rota Combo por este fantástico guia para o passeio no Delta do Parnaíba!

Onde está localizado o Delta do Parnaíba?

O Delta do Parnaíba tem sua porta de entrada no município de Parnaíba. É um fenômeno muito raro da natureza e fica entre os estados do Maranhão e Piauí.

Apresenta uma configuração como se fosse uma mão aberta. Os cinco dedos representam:

  • A Barra da Melancieira
  • Barra das Canárias
  • A Barra do Igaraçu
  • Barra do Caju
  • E a Barra de Tutoia

Além desse delta, esse tipo de fenômeno só ocorre em Me Kong, no Vietnã, e no Rio Nilo, na África.

Onde está localizado o Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba tem sua porta de entrada no município de Parnaíba.

Como é o passeio pelo Delta do Parnaíba?

O passeio pelo Delta do Parnaíba é um passeio maravilhoso, repleto de surpresas, onde você navega sobre as águas do Rio Parnaíba, numa paisagem que ficará gravada para sempre em sua mente e em seu coração.

O Rio Parnaíba é um rio totalmente nordestino, cercado por manguezais. O trajeto é feito de barco e para em um desses manguezais para que você veja e entenda como o caranguejo é retirado.

Logo após o embarque, o barco segue pelo delta em mar aberto, em águas muito tranquilas, cercado por paisagens paradisíacas. Passa pela Ilha das Batatas, Guirindó, Sauninha, Cujubeira, Trindade e Canárias. A primeira parada é na Praia do Pontal, na Ilha dos Poldros.

Ao retornar, o barco segue pelo Igarapé dos periquitos e faz uma segunda parada nas dunas do Morro Branco. Ali o turista pode se banhar em uma lagoa e deliciar-se em uma praia com areia clarinha.

Nesse ponto os navegantes são surpreendidos com uma caranguejada ao leite de coco, que é servida no barco. O passeio finaliza no Porto dos Tatus, por volta de 15 horas.

Durante o passeio, além de apreciar a natureza impactante ao seu redor, você poderá degustar caranguejos e ainda saborear comida caseira e muitas frutas regionais, como goiaba, caju, melão, melancia, abacaxi, jaca, maçã e banana.

O almoço é servido na embarcação e oferece pratos saborosos, como peixe à delícia, peixe escabeche, frango a passarinho, macarrão, feijão, arroz, salada e farofa.

4 Atrações de passeio no Delta do Parnaíba

1. Revoada dos Guarás

O passeio é feito em lanchas rápidas “voadeiras” e é classificado como um dos melhores. Tem início às 14 horas e segue até 18h30.

O trajeto até a Ilha do Caju é sensacional, e de repente, no fim da tarde, você vê o céu se avermelhar. É sinal de que está próximo à Ilha do Caju, para onde os guarás retornam para repousar, pintando o céu de vermelho com o colorido de suas penas.

Você pode fazer o passeio da Revoada dos Guarás por transfer da Rota Combo. O grupo sai do Porto de Tatus em lancha rápida e segue pelo majestoso labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba, seguindo até a Baia do Caju e Ilha dos Guarás.

A embarcação atraca no Morro do Meio e você pode mergulhar, fazer uma rápida caminha sobre as dunas da Baia do Caju e apreciar o espetáculo da revoada dos Guarás ao pôr do sol. O passeio custa R$ 175,00 por pessoa.

Clique AQUI para ver os detalhes e contratar o passeio.

Revoada dos Guarás

Passeio da Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba

2. Baía das Canárias

O passeio à Baía das Canárias dura, em média, quatro horas. Sai do Porto dos Tatus e segue para a Praia dos Poldros.

Ali, o barco entra no Igarapé dos Periquitos, que é um braço do rio do meio do Delta do Parnaíba. Nesse local você vai conhecer como se faz a cata do caranguejo. Poderá, ainda, avistar animais como jacarés, macacos e garças pardas e brancas.

No trajeto até a Praia dos Poldros é feita uma parada na 4ª foz do rio Parnaíba, onde pode-se contemplar uma pororoca, o encontro das águas do rio com as águas do mar.

Ao retornar, a embarcação faz uma pequena pausa em um povoado de pescadores, onde você conhecerá a Ilha das Canárias, a segunda maior ilha do Delta. Nesse momento você pode aproveitar para almoçar em um de seus restaurantes.

A última parada é feita nas dunas do Morro Branco, também chamada de Pequenos Lençóis do Piauí. Esse passeio pode ser feito também pela Rota Combo.

Clique AQUI para saber os detalhes e/ou agendar o passeio.

3. Safari Noturno

Um passeio de apenas 3 horas, mas repleto de aventura e muita adrenalina! Você embarca em lancha rápida no Porto dos Tatus para percorrer o labirinto de ilhas existentes no Delta, à procura de jacarés.

É missão do piloto levar a lanterna para as margens do rio, em busca dos olhos do jacaré, que ficam iluminados. O jacaré fica paralisado com a luz, e assim pode-se saber onde ele está.

Para não o espantar, todos ficam em silêncio e o piloto captura o animal com as mãos. O jacaré é colocado a bordo do barco e pode ser examinado por todos, até ser devolvido ao seu habitat.

Clique AQUI para saber mais sobre esse passeio na Eco Adventure!

4. Passeio tradicional pelo Delta

O tradicional passeio no Delta do Parnaíba é um tour fantástico de 5 horas pelo rio Parnaíba e seus igarapés. A travessia é feita entre paisagens que vão mudando a cada curva do sinuoso rio.

A embarcação para no Morro do Meio para um mergulho no Rio Parnaíba e uma relaxante caminhada pelas dunas da Baia do Caju. Passa pela Ilha Grande onde você avista a cidade fantasma, proveniente da uma salina do século XX que ali existia.

No período de julho a dezembro esse tour pode ser conciliado com a Revoada dos Guarás.

A Rota Combo oferece esse passeio a R$ 75 por pessoa. É um tour vivencial teatralizado em embarcação tradicional que segue pelo Delta do Parnaíba. A travessia inclui almoço, degustação de caranguejo e frutas tropicais.

Confira os detalhes e agende seu passeio AQUI.

tradicional passeio no Delta do Parnaíba

O tradicional passeio no Delta do Parnaíba é um tour fantástico de 5 horas pelo rio Parnaíba e seus igarapés.

Quantos dias é necessário para os passeios do Delta do Parnaíba?

Se você quiser mesmo conhecer todos os passeios maravilhosos que se pode fazer no Delta, recomenda-se que fique pela região pelo menos 3 dias.

A dica de hospedagem é uma pousada na Ilha das Canárias, onde se encontra um dos melhores restaurantes da região e um grupo de funcionários excelentes.

Você pode ficar também na Pousada Jogata, em Tutóia, bem aconchegante, com proprietários atenciosos. Pode optar também por pousadas mais baratas.

Como ir para o Delta do Parnaíba?

Você pode ir ao Delta do Parnaíba via terrestre, de avião ou pelo mar.

  • De avião: A cidade de Parnaíba tem apenas um aeroporto, que recebe voos regionais fretados de Teresina e São Luís. A partir do aeroporto o trajeto até Parnaíba é feito de ônibus ou veículos 4X4.
  • Via rodoviária: ônibus partem de Camocim e Teresina. Existem algumas empresas que fazem o traslado para Jericoacoara.
  • De carro:
    • Partindo de Teresina você segue pela BR 343 por 332 km, até chegar ao município de Parnaíba. A estrada possui asfalto de boa qualidade.
    • Partindo de Fortaleza o trajeto é mais longo: são 489 km pela BR-020 até a BR-222. Passe por Forquilha e entre na primeira saída para a CE-187. Na CE 224 vire à esquerda e pegue a PI-211. Na PI-213 vire à esquerda e siga até a BR-343.
    • Partindo de São Luís é mais distante ainda. São 557 km de estrada, seguindo pela BR-135 até passar por Santa Rita. Vire à esquerda na BR-222 e siga em frene pela MA-034. Depois é só virar à direita a PI-214 e à esquerda na PI-211 até alcançar a BR 343.

Qual é o aeroporto mais próximo do Delta do Parnaíba?

Os aeroportos mais próximos são os de São Luís e Teresina. O trajeto do aeroporto a Parnaíba é feito com carro 4X4 ou ônibus. Parnaíba tem aeroporto, mas recebe poucos voos, pela companhia aérea Azul.

Conclusão

Agora que você já viveu tantas emoções nessa viagem virtual, que tal fazê-la ao vivo e em cores?

O passeio pelo Delta do Parnaíba é maravilhoso, repleto de surpresas em uma paisagem que ficará gravada para sempre em sua mente e em seu coração.

O Rio Parnaíba é um rio totalmente nordestino, cercado por manguezais. E durante o passeio, além de apreciar a natureza impactante ao seu redor, você poderá degustar caranguejos e ainda saborear comida caseira e muitas frutas regionais.

Compartilhe esse post com os amigos e familiares! Junte uma turminha e, bora lá viver todas as emoções e adrenalina que o Nordeste brasileiro nos oferece!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Oi, como posso ajudar?