Delta do Parnaíba Passeio no Delta do Parnaíba em 2022: Guia completo para uma viagem incrível!

Passeio no Delta do Parnaíba em 2022: Guia completo para uma viagem incrível!

passeio delta do parnaiba

Você já imaginou fazer um passeio no Delta do Parnaíba? Experimentar a lancha voadeira, aprender ao vivo como se cata caranguejos, poder ver os olhos de jacarés brilhando no escuro em um tour noturno pela natureza. São tantas atrações que nem dá para listar todas!

Para os viajantes que preferem a tranquilidade do dia, vale navegar pelo Rio Parnaíba, caminhar por dunas lindíssimas, mergulhar no rio e ainda apreciar a Revoada dos Guarás; um espetáculo impactante que tinge o céu de vermelho.

Ficou interessado em saber mais? Siga com a Rota Combo por este fantástico guia para o passeio no Delta do Parnaíba!

Onde está localizado o Delta do Parnaíba?

O Delta do Parnaíba tem sua porta de entrada no município de Parnaíba. É um fenômeno muito raro da natureza e fica entre os estados do Maranhão e Piauí.

Apresenta uma configuração como se fosse uma mão aberta. Os cinco dedos representam:

  • A Barra da Melancieira;
  • Barra das Canárias;
  • A Barra do Igaraçu;
  • Barra do Caju;
  • E a Barra de Tutóia;

Além desse delta, esse tipo de fenômeno só ocorre em Me Kong, no Vietnã, e no Rio Nilo, na África.

Como é o passeio pelo Delta do Parnaíba?

passeio delta do parnaiba

O passeio pelo Delta do Parnaíba é repleto de surpresas, onde você navega sobre as águas do Rio Parnaíba, e aproveita uma paisagem que ficará gravada para sempre em sua mente e em seu coração.

O Rio Parnaíba é cercado por manguezais. A região pode ser visitada de barco, onde você aprenderá como o caranguejo é retirado.

Logo após o embarque, o barco segue pelo delta em mar aberto, em águas muito tranquilas, cercado por paisagens paradisíacas. 

O trajeto passa pela Ilha das Batatas, Guirindó, Sauninha, Cujubeira, Trindade e Canárias. A primeira parada é na Praia do Pontal, na Ilha dos Poldros.

Ao retornar, o barco segue pelo Igarapé dos periquitos e faz uma segunda parada nas dunas do Morro Branco. Ali, o turista pode se banhar em uma lagoa e deliciar-se em uma praia com areia clarinha.

Nesse ponto, os navegantes são surpreendidos com uma caranguejada ao leite de coco, que é servida no barco. O passeio finaliza no Porto dos Tatus, por volta de 15 horas.

4 Atrações de passeio no Delta do Parnaíba

passeio do delta no parnaiba atracoes

1. Revoada dos Guarás

O passeio é feito em lanchas rápidas “voadeiras” e é classificado como um dos melhores. Tem início às 14 horas e segue até 18h30.

O trajeto até a Ilha do Caju é sensacional, e de repente, no fim da tarde, você vê o céu se avermelhar. É sinal de que está próximo à Ilha do Caju, para onde os guarás retornam para repousar, pintando o céu de vermelho com o colorido de suas penas.

Você pode fazer o passeio da Revoada dos Guarás por transfer da Rota Combo. O grupo sai do Porto de Tatus em lancha rápida e segue pelo majestoso labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba, seguindo até a Baia do Caju e Ilha dos Guarás.

A embarcação atraca no Morro do Meio e você pode mergulhar, fazer uma rápida caminha sobre as dunas da Baia do Caju e apreciar o espetáculo da revoada dos Guarás ao pôr do sol. O passeio custa R$ 175,00 por pessoa.

Clique AQUI para ver os detalhes e contratar o passeio.

2. Baía das Canárias

O passeio à Baía das Canárias dura, em média, quatro horas. Sai do Porto dos Tatus e segue para a Praia dos Poldros.

Ali, o barco entra no Igarapé dos Periquitos, que é um braço do rio do meio do Delta do Parnaíba. Nesse local você vai conhecer como se faz a cata do caranguejo. Poderá, ainda, avistar animais como jacarés, macacos e garças pardas e brancas.

No trajeto até a Praia dos Poldros é feita uma parada na 4ª foz do rio Parnaíba, onde pode-se contemplar uma pororoca, o encontro das águas do rio com as águas do mar.

Ao retornar, a embarcação faz uma pequena pausa em um povoado de pescadores, onde você conhecerá a Ilha das Canárias, a segunda maior ilha do Delta. Nesse momento você pode aproveitar para almoçar em um de seus restaurantes.

A última parada é feita nas dunas do Morro Branco, também chamada de Pequenos Lençóis do Piauí. Esse passeio pode ser feito também pela Rota Combo.

Clique AQUI para saber os detalhes e/ou agendar o passeio.

3. Safari Noturno

Um passeio de apenas 3 horas, mas repleto de aventura e muita adrenalina! Você embarca em lancha rápida no Porto dos Tatus para percorrer o labirinto de ilhas existentes no Delta, à procura de jacarés.

É missão do piloto levar a lanterna para as margens do rio, em busca dos olhos do jacaré, que ficam iluminados. O jacaré fica paralisado com a luz, e assim pode-se saber onde ele está.

Para não o espantar, todos ficam em silêncio e o piloto captura o animal com as mãos. O jacaré é colocado a bordo do barco e pode ser examinado por todos, até ser devolvido ao seu habitat.

Clique AQUI para saber mais sobre esse passeio na Eco Adventure!

4. Passeio tradicional pelo Delta

O tradicional passeio no Delta do Parnaíba é um tour fantástico de 5 horas pelo rio Parnaíba e seus igarapés. A travessia é feita entre paisagens que vão mudando a cada curva do sinuoso rio.

A embarcação para no Morro do Meio para um mergulho no Rio Parnaíba e uma relaxante caminhada pelas dunas da Baía do Caju. Passa pela Ilha Grande onde você avista a cidade fantasma, proveniente da uma salina do século XX que ali existia.

No período de julho a dezembro esse tour pode ser conciliado com a Revoada dos Guarás.

A Rota Combo oferece esse passeio a R$ 75 por pessoa. É um tour vivencial teatralizado em embarcação tradicional que segue pelo Delta do Parnaíba. A travessia inclui almoço, degustação de caranguejo e frutas tropicais.

Confira os detalhes e agende seu passeio AQUI.

Quantos dias é necessário para os passeios do Delta do Parnaíba?

Se você quiser mesmo conhecer todas as maravilhas que o Delta oferece, o indicado é planejar uma viagem com vários dias. Afinal, são quilômetros e mais quilômetros de ilhas que percorrem o rio e desaguam no mar.

Porém, caso pretenda conhecer somente o essencial, 3 dias já são suficientes para aproveitar o passeio. Nesse período, você consegue passear de barco, se hospedar em pousadas em uma das ilhas, visitar as praias e outros pontos turísticos interessantes. 

Como montar o roteiro ideal para a Delta do Parnaíba?

passeio no delta do parnaiba roteiros

Outra excelente forma de aproveitar o Delta do Parnaíba é criando um roteiro. Para isso, reunimos algumas dicas que você confere a seguir.

1. Defina seu orçamento

O primeiro passo é definir seu orçamento, pois será a partir dele que você conseguirá planejar as próximas etapas, como o tempo de estadia, locais para visitar, onde fazer as refeições, tipo de transporte e outros detalhes.

Considere custos extras, como contratação de guias turísticos, compra de lembrancinhas e outras experiências que tornarão sua viagem ainda mais inesquecível. 

Também não deixe de separar um montante para ser utilizado em caso de emergências, como a compra de remédios e outros gastos inesperados. De todo modo, seu orçamento deve contemplar os valores disponíveis em seu cartão de crédito e débito. 

2. Escolha o período da sua viagem

Depois de fechar o orçamento, você deve escolher a data de partida e quanto tempo terá sua viagem.

Estamos falando de uma localidade turística. Por isso, lembre-se de épocas de feriados prolongados, finais de semana e fim de ano são de alta temporada e envolvem custos mais elevados.

Outro ponto a se considerar é a estação. Durante o verão, as temperaturas ficam acima de 30ºC, e no inverno se mantém por volta de 20ºC. 

Então, se você é uma pessoa que prefere aproveitar locais com mais tranquilidade e conforto, talvez seja melhor organizar sua viagem para a baixa temporada — entre setembro e novembro.

3. Selecione o meio de transporte

Para aproveitar ao máximo seu passeio no Delta do Parnaíba, é importante escolher o meio de transporte que utilizará nas visitas a locais turísticos da região. É claro que, o veículo usado para chegar ao seu destino não pode ficar de fora. 

O ponto de partida para o Delta é o Porto Tatus, localizado na Ilha Grande, no Piauí — a cerca de 11 quilômetros do Parnaíba. Para chegar ao Piauí, existem 3 opções: avião, ônibus e carro.

4. Reserve o local para se hospedar

Assim que comprar suas passagens, reserve o hotel ou pousada no qual ficará hospedado. Você precisará de um local seguro para guardar sua bagagem e descansar ao fim de cada dia de aventuras.

São duas cidades-base que oferecem ótimas opções de hospedagem: Parnaíba e Luís Correia. Nessas regiões, estão distribuídas lindas pousadas rústicas e modernas, com café da manhã incluso, estacionamento, piscina e outros atrativos.

5. Planeje os passeios que deseja fazer

Depois de acertar todos os pontos acima, chegou a hora de traçar seu roteiro de passeio. Como a ideia é aproveitar ao máximo sua estadia — independentemente se ficará 3 ou 10 dias na região —, não pule essa etapa.

Entre as opções mais famosas, podemos destacar o City Tour Parnaíba, ideal para os amantes de história e arte. Para quem tem espírito aventureiro, os passeios de caiaque e/ou stand up paddle no Rio Iguaçu são um prato cheio.

6. Cuide da parte burocrática 

Por fim, é importante cuidar dos detalhes burocráticos para fazer uma viagem segura e despreocupada. Portanto, considere:

  • fazer um seguro viagem;
  • verifique as exigências de vacinação;
  • organize a documentação necessária.

Como ir para o Delta do Parnaíba?

passeio delta do parnaiba como ir

Você pode ir ao Delta do Parnaíba via terrestre, de avião ou pelo mar.

    • De avião: A cidade de Parnaíba tem apenas um aeroporto, que recebe voos regionais fretados de Teresina e São Luís. A partir do aeroporto o trajeto até Parnaíba é feito de ônibus ou veículos 4X4.
    • Via rodoviária: ônibus partem de Camocim e Teresina. Existem algumas empresas que fazem o traslado para Jericoacoara.
  • De carro:
    • Partindo de Teresina você segue pela BR 343 por 332 km, até chegar ao município de Parnaíba. A estrada possui asfalto de boa qualidade.
    • Partindo de Fortaleza o trajeto é mais longo: são 489 km pela BR-020 até a BR-222. Passe por Forquilha e entre na primeira saída para a CE-187. Na CE 224 vire à esquerda e pegue a PI-211. Na PI-213 vire à esquerda e siga até a BR-343.
    • Partindo de São Luís é mais distante ainda. São 557 km de estrada, seguindo pela BR-135 até passar por Santa Rita. Vire à esquerda na BR-222 e siga em frente pela MA-034. Depois é só virar à direita na PI-214 e à esquerda na PI-211 até alcançar a BR 343.

Qual é o aeroporto mais próximo do Delta do Parnaíba?

Os aeroportos mais próximos são os de São Luís e Teresina. O trajeto do aeroporto a Parnaíba é feito com carro 4X4 ou ônibus. Parnaíba tem aeroporto, mas recebe poucos voos, pela companhia aérea Azul.

Na Rota Combo você encontra pacotes para esse e outros destinos, Confira!

Conclusão

Agora que você já viveu tantas emoções nessa viagem virtual, que tal fazê-la ao vivo e em cores? O passeio no Delta do Parnaíba é maravilhoso, repleto de surpresas em uma paisagem que ficará gravada para sempre em sua mente e em seu coração.

O Rio Parnaíba é um rio totalmente nordestino, cercado por manguezais. E durante o passeio, além de apreciar a natureza impactante ao seu redor, você poderá degustar caranguejos e ainda saborear comida caseira e muitas frutas regionais.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?