Delta do Parnaíba O que fazer no Delta do Parnaíba? Confira 6 Principais Passeios!

O que fazer no Delta do Parnaíba? Confira 6 Principais Passeios!

O que fazer no Delta do Parnaíba

Se você já ouviu falar na Rota das Emoções, sabe que o Delta do Parnaíba é um de seus principais atrativos. A região possui um cenário deslumbrante, que surpreende todos os viajantes que passam por lá.

O Delta se localiza em uma área de proteção ambiental, pois é composto por uma rica biodiversidade — mangues, lagoas, dunas de areia, além de flora e fauna diversa. Sua extensão é três vezes maior que a dos Lençóis Maranhenses.

Ficou interessado? Confira o que fazer no Delta do Parnaíba a seguir e descubra como aproveitar sua viagem em grande estilo!

Quer viajar para o Delta do Parnaíba? Confira os pacotes, transfers e passeios da Rota Combo!

O que fazer no Delta do Parnaíba? Veja 6 passeios

O Delta do Parnaíba é um arquipélago, localizado entre o litoral do Piauí e do Maranhão, bem no encontro das águas do Oceano Atlântico e do Rio Parnaíba. 

Apesar de levar o nome que faz referência à cidade de Parnaíba, 80% do seu território fica em solo maranhense. Trata-se de uma maravilha natural composta por mais de 70 ilhas. Confira os passeios do Delta abaixo!

1. Porto das Barcas

A porta de entrada para o Delta do Parnaíba é o Porto das Barcas. O local abriga inúmeros armazéns que datam do início do século XX, com o intuito de estocar cera de carnaúba. 

Atualmente, são usados para outras finalidades, como lojas de artesanato, agências, pousadas, postos policiais, bares e estacionamentos. 

Nessa região, também estão as ruínas históricas que guardam acontecimentos importantes do Piauí. As ruas estreitas e prédios históricos apresentam um visual rústico e único. 

2. Ilha das Canárias

Localizada na cidade de Araioses, no Maranhão, bem na divisa do Piauí, na reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, a Ilha das Canárias fica a 11km de Parnaíba e agrupa quatro povoados: Caiçara, Passarinho, Torto e Canárias. 

A ilha abriga somente 1.800 habitantes, que vivem da pesca artesanal e dos caranguejos recolhidos nos mangues. São 17 mil hectares de mangues e dunas, além de uma flora e fauna diversa. Por isso, também se trata de uma área de preservação ambiental.

Para completar, a região conta com praias belíssimas, que proporcionam um local excelente para o descanso e muito turismo ecológico. 

3. Ilha do Caju

Na Ilha do Caju — localizada a 50km de Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí —, você experimentará um clima agradável, com temperatura média de 27ºC. É composta por cinco ecossistemas principais: alagados de água salgada, campos, matas dunas e mangues.

É tido como um paraíso turístico, pois se trata de uma das poucas regiões brasileiras que reúne tanta diversidade em um só local.

4. Revoada dos Guarás

O que fazer no Delta do Parnaíba

Outra dica do que fazer no Delta do Parnaíba é assistir a Revoada dos Guarás; uma das atrações mais desejadas na Rota das Emoções. 

Você apreciará o sobrevoo desses pássaros, que acontece no final da tarde e “tinge” o céu de vermelho, devido às penas avermelhadas dos Guarás.

5. Praia da Pedra do Sal

Localizada na Ilha Grande de Santa Izabel, a Praia da Pedra do Sal fica a 15km de Parnaíba e possui 8km de extensão. 

Seu maior destaque é o conjunto de rochedos graníticos que avançam oceano adentro, dividindo a praia entre mar bravo e mar manso. Na parte do mar bravo, os surfistas aproveitam as ondas altas para praticar o esporte e se aventurar

Na área do mar manso, ficam as pessoas que desejam aproveitar o pôr do sol, pescar ou descansar frente a uma belíssima paisagem. Além disso, existem quiosques e bares durante o dia para servir os turistas.

6. Praia do Atalaia

A Praia do Atalaia é a principal atração do Piauí, localizada na cidade de Luís Correia. Essa praia é o destino favorito de muitos turistas, pois sua extensão é composta por areias planas, banhadas por pequenas ondas calmas. 

Sendo assim, muitos viajantes gostam de aproveitar as maravilhas naturais do local enquanto passeiam a pé pela orla, ou fazem uma refeição à beira mar em um dos diversos restaurantes e quiosques da região. 

Onde fica o Delta do Parnaíba?

Conforme já citamos mais acima, o Delta do Parnaíba se localiza entre o litoral do Piauí e do Maranhão, com porta de entrada no Parnaíba. Possui uma das mais belas paisagens do Nordeste. 

A região recebe esse nome devido ao Rio Parnaíba, que se abre em inúmeros canais no formato de braços de rios, percorrendo o mar. Entre esses canais, formam-se diversas ilhas. O Delta ocupa um espaço de aproximadamente 2.700 km². 

Qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?

Agora que você já sabe o que fazer no Delta do Parnaíba, o melhor período para visitar a região é entre maio e agosto. Isso porque, o Delta recebe menos chuva, não faz tanto calor e as lagoas estão cheias e cristalinas. 

Os meses de dezembro e janeiro também são ótimas opções, pois as chuvas ainda não são tão intensas. Trata-se de um excelente período para levar a família e aproveitar as férias escolares.

Onde se hospedar no Delta do Parnaíba?

Onde se hospedar no Delta do Parnaíba

Sempre existem ótimas opções de hospedagem no Delta do Parnaíba, seja na região piauiense ou maranhense. Boa parte dos turistas preferem formar uma sede em Parnaíba, pois é mais fácil sair de lá para curtir as atrações citadas logo acima.

Quem gosta de ter somente um local para descansar à noite e aproveitar um bom café da manhã, as pousadas são ideais. Algumas sugestões são as pousadas Titãs e o Hotel Mantí em Barra Grande, ou a pousada Baluarte Ecoturismo em Tutóia. 

Mas, se você é daqueles que prefere aproveitar sua viagem com o máximo de conforto, mas sem precisar pagar muito caro por isso, os Airbnb ‘s podem ser a solução. 

Além disso, dependendo da época que escolher visitar o Delta, encontrar um hotel pode ser bem desafiador. 

Por isso, alugar uma casa inteira por uma curta temporada é a alternativa que muitos turistas encontram. São apartamentos, casas, lofts e menos quartos disponíveis na região. 

Quer viajar para o Delta do Parnaíba? Confira os pacotes, transfers e passeios da Rota Combo!

Conclusão

Neste artigo, você viu o que fazer no Delta do Parnaíba. Planeje sua viagem com cautela; Entre em contato com a Rota Combo para escolher os melhores pacotes e aproveite as dicas que te mostramos por aqui sem se preocupar com mais nada.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?