Dicas de viagem O que fazer em Barra Grande do Piauí em 2022?

O que fazer em Barra Grande do Piauí em 2022?

o que fazer em barra grande

Planejando suas férias? Já pensou que legal você mudar totalmente o rumo e o destinos delas, e conhecer de perto as maravilhas que Barra Grande do Piauí pode oferecer a você?

Além das rústicas e lindíssimas praias, nessa viagem você pode dar uma passadinha pelo Parque das 7 cidades e conhecer seus sítios arqueológicos milenares.

Você pode passear pelo Delta do Parnaíba e ver o voo dos Guarás ao pôr do sol, apreciar leões marinhos, costumes e culturas daquela região. 

E o melhor de tudo: pode aprender a praticar  kitesurf com apenas algumas aulas e se divertir para valer junto aos esportistas que vão a Barra Grande do Piauí, antes que comece a temporada do kitesurfe, em agosto. 

Tudo isso em Barra Grande do Piauí… Bora lá? Acompanhe!

Qual é a população de Barra Grande, no Piauí?

A cidade de Barra Grande, no Piauí, tem cerca de 8 mil habitantes, o que torna a visita ao local ainda mais acolhedora e intimista.

O que fazer em Barra Grande do Piauí? 5 passeios imperdíveis!

1. Parque Nacional das Sete Cidades

Situado a 210 km de Barra Grande e a 180 km de Teresina, o Parque Nacional das Sete Cidades tem um dos mais lindos e importantes conjuntos de formações geológicas do Brasil.

Além de belezas naturais, possui inscrições rupestres que datam de 6 mil anos e nos leva a refletir sobre nossos ancestrais. 

Recomenda-se que o passeio seja feito de carro devido à distância entre um e outro atrativo.

2. Passeio dos Cavalos Marinhos

É um dos passeios mais procurados pelos turistas em Barra Grande. O passeio começa pela beira da praia, em uma charrete puxada por um burrico, que vai até a beira do rio Camurupim.

O passeio pode ser feito a pé, mas é uma caminhada ao sol de mais de meia hora. Na beira do Rio você embarca em uma canoa que segue mangue adentro até a colônia de cavalos-marinhos. 

Ali eles ficam acomodados em aquários de vidro para serem admirados e depois devolvidos ao rio.

3. Ida ao Delta do Parnaíba

Os passeios ao Delta do Parnaíba saem do Porto dos Tatus, a 80 km de Barra Grande, na Ilha Grande de Santa Isabel.

A viagem até o porto dura 1h30. Você pode optar pelo passeio em bacos tradicionais ou em lanchas rápidas, que lhe proporcionarão um cenário único: o voo dos guarás ao pôr do sol

Os barcos são grandes e fazem roteiros de dia inteiro, com oferta de almoço, bebida e música. Já as lanchas rápidas levam grupos menores e trafegam por canais mais rasos e estreitos, sem comida a bordo. 

4. As praias de Barra Grande

Barra Grande tem praias lindas e pouco desbravadas: Praia Barra Grande, Praia Morro Branco, Praia Cajueiro da Praia e Praia Sardin.

  • Rústica e linda, a Praia Barra Grande é simples, mas repleta de paz e conforto, com barracas e restaurantes para todos os bolsos. Ali é proibido circular com veículos  motorizados, pois é local de desova de tartarugas marinhas.
  • Já Praia Morro Branco é famosa por suas falésias e incríveis passeios de buggy pelas dunas.
  • A praia Cajueiro da Praia não possui estrutura mas é linda e tranquila para quem procura paz e sossego. É onde se encontra o suposto “maior cajueiro do mundo”.
  •  A Praia do Sardin não oferece estrutura nem ambulantes, mas é linda demais, com suas pedras, excelente para quem gosta de admirar praias desertas e fazer lindas fotos.

5. Praticar kitesurf em Barra Grande do Piauí

Durante a temporada de kitesurf, de agosto a dezembro, os ventos são fortes e constantes e atrai esportistas do mundo todo. 

Eles se concentram na conhecida “zona do kite” à esquerda e à direita da vila, bem como os melhores bares da praia. Ali você pode contratar aulas de kitesurf e armários para seu equipamento.

Para praticar kitesurf em Barra Grande, a Rota Combo tem à disposição diversas opções de pacotes e transfers compartilhados. Confira AQUI.

O que fazer em Barra Grande a noite?

O que fazer em Barra Grande a noite?

Além das inúmeras atrações diurnas e maravilhas naturais, Barra Grande também não deixa a desejar no período noturno. 

Com seus vilarejos de ruas de terra batida, seja no centrinho ou nos arredores da praia, o ambiente fica repleto de opções gastronômicas únicas e barzinhos com música ao vivo para quem gosta de se divertir à noite e descansar durante o dia. 

Nos fins de semana, essa região fica ainda mais animada. Entretanto, esqueça o conceito de baladas agitadíssimas que só terminam ao amanhecer; boa parte dos estabelecimentos noturnos de Praia Grande fecham as portas às 2h. 

O que fazer em Barra Grande em um dia?

O que fazer em Barra Grande em um dia

Recomendamos reservar, ao menos, 4 dias de viagem para curtir Barra Grande à vontade. Porém, caso você só tenha disponibilidade para fazer um bate-volta, também existem opções de lazer na região.

Uma das opções mais clássicas é passar o dia na praia. Chegar de manhã cedo e aproveitar o dia à beira-mar não tem como dar errado. 

Para complementar seu passeio, nada melhor do que experimentar a culinária local. O restaurante da Pousada BGK e o Villa dos Poetas são ótimas sugestões para quem deseja fazer as refeições com uma ampla vista para o mar. 

Mas, se você é daqueles que prefere economizar nas refeições e gastar mais em lembrancinhas, pode visitar a Padaria Barra, logo depois de conhecer o trabalho dos artesãos do vilarejo da cidade. 

Adora massas? Então, você não pode deixar de conhecer o Bandoleiros The Hut e o La Pizza. Para os românticos, o La Cozinha e o Mô Barra Grande dará o clima aconchegante para seu passeio. 

Quando ir em Barra Grande do Piauí?

Como ir para Barra Grande do Piauí

O município de Barra Grande é um bom local para se visitar em todos os períodos do ano, pois não chove muito por lá. 

Janeiro, que é o mês de transição entre as estações, recebe apenas 143 mm de chuva. Isso quer dizer que terá alguns dias nublados, mas nada que impeça outras atividades fascinantes, além da praia.

Isso porque as temperaturas permanecem estáveis o ano todo, apresentando mínimas e máximas entre 22°C e acima de 30°C.  Todo esse calor é amenizado por ventos fortes de agosto a janeiro.

Os amantes do kitesurf vão para lá de agosto a dezembro, quando os ventos são fortes e constantes, propícios para a temporada de kitesurf, que pode estender-se até janeiro. Por isso é considerado o melhor momento para visitar Barra Grande.

Se você quer viver um Réveillon mais descolado, espere até dezembro e vá para Barra Grande, que recebe um alto fluxo de turistas para ver nascer um novo ano.

Entretanto, você pode conhecer Barra Grande antes que se encha de esportistas. Pode ir de junho a dezembro, que é a estação das secas.

Se sua intenção é pegar praia, evite os meses de fevereiro a maio, quando as chuvas são mais intensas, com cerca de 370 mm de precipitação em março e 400 mm em abril. 

Como ir para Barra Grande do Piauí?

Para chegar a Barra Grande você em quatro opções:

1. Ir de avião a Parnaíba 

O aeroporto de Parnaíba fica a 70 km de Barra Grande. É o mais próximo, mas recebe apenas um voo semanal, que sai de Campinas aos sábados. Operada pela Azul, a viagem dura 3h30 na ida e 4h20 na volta, devido à escala em Teresina.

Do aeroporto de Parnaíba você pode seguir para Barra Grande:

  • De taxi ou transfer: o táxi até Barra Grande fica por volta de R $150,00.  Mas você pode contratar antecipadamente um transfer;
  • De carro: quem gosta de mais autonomia pode alugar um carro em Parnaíba e fazer um dos dois percursos de 70 km. Um vai por fora da cidade e outro pelo litoral. Se o seu percurso incluir Jericoacoara, é possível alugar um carro em Parnaíba e só devolver em Jericoacoara;
  • De ônibus: em Parnaíba existe uma linha de ônibus que leva até Barra Grande. Funciona de segunda a sábado e sai da praça principal. Os ônibus são mais simples e leva duas horas para chegar a Barra Grande, pois faz parada em muitos lugares. A passagem custa R $15,00.

2. Ir de avião até Jericoacoara

Ir à Barra Grande via Jericoacoara é uma boa alternativa. O aeroporto de Jeri fica a 170 km de Barra Grande, no município de Cruz e recebe seis voos semanais.

A Azul oferece voos via Belo Horizonte às terças, quintas e domingos. O voo de terça-feira começa em Campinas e não há troca de avião. Já a Gol oferece voos diretos de Guarulhos – São Paulo às quartas, sábados e domingos.

Como ir de Jericoacoara para Barra Grande do Piauí?

  • De carro: se preferir ir de carro de Jeri a Barra Grande,  pode alugar um em Jericoacoara ou no aeroporto de Cruz e só devolver em Parnaíba. O percurso é de 170 km, em estrada asfaltada e leva cerca de 3h30. Não deve ser feito à noite, pois na área dentro do estado do Ceará a estrada tem muitos buracos;
  • De transfer privativo: um transfer privativo em Hilux de Jericoacoara a Barra Grande custa cerca de R$ 650,00 e  comporta até 4 pessoas; 
  • Transfer compartilhado: para ir de Jericoacoara a Barra Grande, o meio mais indicado é o transfer compartilhado da Rota Combo. O transfer é feito às segundas, quartas e sextas-feiras, por estrada, em veículo 4X4, van, micro-ônibus e ônibus, de acordo com o número de pessoas, sempre com ar condicionado. O valor por pessoa é de R $130,00.  

Clique AQUI para saber mais detalhes ou agendamento.

3. Ir de avião a Teresina

De Teresina a Parnaíba são 400 km de distância, que pode ser percorridos em 6 horas:

  • De táxi: um táxi para até 4 passageiros sai por volta de R $700,00 e pode ser agendado com antecedência. Pagando um pouquinho mais você pode fazer uma parada no Parque Nacional das Sete Cidades;
  • De transfer: o transfer para até 4 passageiros sai por R$ 800,00 e também pode parar no Parque Nacional 7 cidades, com custo extra;
  • Carro alugado: se preferir ir de carro, a dica é pernoitar em Teresina e sair bem cedo para ter tempo de curtir as belezas do Parque Nacional 7 cidades;
  • De ônibus: a rota Teresina-Barra Grande é feita pelo Expresso Guanabara  duas vezes por dia. O percurso é de 7h15, mas sai por R $98,00 por pessoa.

Qual é o aeroporto mais próximo de Barra Grande Piauí?

O aeroporto mais próximo de Barra Grande, no estado do Piauí, é o Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho (IATA: PHB). Ele está localizado a aproximadamente 70 km de distância de Barra Grande.

O Aeroporto de Parnaíba é de grande relevância na região e possui conexões com algumas cidades brasileiras, como Teresina, por exemplo. Porém, apesar da proximidade, ainda é preciso organizar o transporte terrestre entre Barra Grande e o aeroporto.

Assim, algumas agências de turismo oferecem serviços de transfer do Aeroporto de Parnaíba até Barra Grande. Você pode reservar um transfer com antecedência para garantir um traslado tranquilo.

Quais são as melhores pousadas em Barra Grande, no Piauí?

Existem diversas pousadas em Barra Grande, já que essa cidade do Piauí é turística. A melhor escolha depende do seu orçamento e prioridades. A seguir, conheça algumas sugestões!

Pousada BGK

Quer um cantinho aconchegante e de frente para o mar? A pousada BGK é uma opção para você desfrutar ainda mais desta região litorânea ao apreciar o pôr do sol e o barulho do mar. Gostou da ideia?

As diárias ficam a partir de R$ 1.200, tem café da manhã, Wi-fi disponível, jardim, piscina, quartos com ar-condicionado, frigobar e muito mais. 

Pousada Villa Zen

Como o próprio nome sugere, a Pousada Vila Zen é a escolha ideal para quem quer relaxar no espaço e se desconectar. Lá você consegue isso só de contemplar a arquitetura e a decoração rústica e charmosa, localizada em uma área sem barulho.

Se gostou da ideia, saiba que os cômodos nesse cantinho podem ser seus por um dia ao desembolsar diárias a partir de R$ 306. O espaço também conta com varanda privativa e piscina.

Pousada Eolos

Por um precinho mais em conta você encontra a pousada Eolas, com diárias a partir de R$ 245. Ela também fica próxima da praia de Barra Grande, permitindo que os hóspedes já acordem com vista para o mar. 

Além disso, o espaço conta com piscina ao ar livre, quarto com varanda, ar-condicionado, TV, frigobar e muito mais.

Pousada Titas

Na pousada Titas você contempla Barra Grande em acomodações amplas, confortáveis e próximas da praia por diárias a partir de R$ 395. Os quartos contam com TV, ar-condicionado, frigobar, varanda com vista de piscina e outros atrativos.

Conclusão

Viu só que férias radicais você pode ter? É só aliar as delícias de praias belíssimas à adrenalina de esportes como o kitesurfe e terá um pacote só de delícias!

Então não perca mais tempo. Faça seus planos, compartilhe este post com seus amigos e familiares e passe as férias de uma forma diferente e divertida!

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?