Kitesurf em Jericoacoara: descubra como fazer aulas e praticar o esporte!


Já imaginou praticar kitesurf em Jericoacoara? Esse esporte aquático é o resultado da mistura de movimentos do surf, windsurf e wakeboard. 

Sua prática envolve ter uma pipa amarrada na cintura do atleta, além de uma prancha de suporte para os pés. Assim, a pessoa é puxada pelo vento no mar. 

O kitesurf proporciona diversos benefícios aos seus praticantes, que ajudam a manter o bem-estar físico e mental. 

Um de seus maiores palcos é o Ceará, mais especificamente Jericoacoara. Isso é graças ao ótimos ventos que preenchem o litoral cearense o ano inteiro. Aprenda mais sobre o esporte a seguir!

Na Rota Combo você encontra pacotes para Jericoacoara e outros destinos, Confira!               

O que é Kitesurf?

Em resumo, um esporte aquático que depende principalmente do vento. 

Basicamente, você usa um kite (pipa) e uma prancha para atravessar a água, pode praticar no mar ou no lago, desde que haja vento, o verão é o mais indicado. 

Este é um esporte supervisionado, então é melhor encontrar um treinador se você estiver interessado no esporte. 

Ao contrário de desportos como o stand up paddle, o kitesurf requer uma certa preparação física porque envolve vários elementos. Confira mais detalhes nos próximos tópicos.

Quanto tempo demora para aprender kitesurf?

Antes de se aventurar no kitesurf em Jericoacoara, você deve conhecer algumas particularidades sobre o processo de aprendizagem do esporte. 

Primeiramente, sobre o tempo que leva para dominá-lo. Não importa quanto tempo você leve para aprender kitesurf, não espere fazê-lo em um dia. 

Para a grande maioria das pessoas, muitas horas de aula são necessárias para aprender os fundamentos do esporte. 

As escolas geralmente ensinam em blocos de duas a três horas de aula. Aprender kitesurf pode levar de 6 a 12 horas de aula, mas não se prenda a esses números. Geralmente, leva mais de 12 horas e raramente menos de 6 horas.

Como funcionam as aulas de kitesurf?

O primeiro passo é conhecer os equipamentos — trapézio, cinto, linhas, encaixes e pranchas. 

Feito isso, é hora de encher a pipa de ar, que te ajudará a “decolar” e impedirá que você afunde quando cair na água.

O terceiro passo é entender a função das linhas esquerda e direita. Mas o processo de aprendizagem não é tão demorado quanto o surf. 

Ainda na praia, você aprenderá como a pipa se comporta e a força que ela gera dependendo de onde você está. Você não precisa ter braços fortes ou força, apenas um jeito. 

Depois de tudo resolvido, é hora de entrar na água e descobrir como é a sua pipa na água e onde ela deve ficar em relação ao vento.

Só na segunda aula ele inicia o treino de resistência na água, quando ele é carregado pela pipa, seu corpo vai se arrastando na água pois ele precisa saber o que acontece quando ele não está em pé na prancha para se equilibrar. 

Você também aprenderá a praticar trajetórias corporais, que são usadas quando você não tem uma prancha nos pés.

Levará alguns dias até que você se sinta confortável com a prancha, dependendo de como você se sente. 

Alguns são mais fáceis de aprender, mas todos devem estar preparados para os inevitáveis ​​escorregões e quedas. Geralmente leva 10 aulas para completar um nível básico de kitesurf. 

São recomendadas aulas mais específicas para o esporte, a partir da evolução do progresso apresentado pelo praticante.

Kitesurf em Jericoacoara: saiba como praticar

Kitesurf em Jericoacoara: saiba como praticar

Depois de entender como é uma aula de kitesurf, confira a seguir como praticar o esporte, quais os melhores locais e época para visitar Jeri e se divertir!

Melhores locais

Aprender kitesurf requer águas rasas sem corrente para que você possa se acostumar com o poder do kite e gradualmente aprender a controlá-lo.

Então, fazer o kitesurf em Jericoacoara é uma combinação ideal! Existem alguns dos melhores lugares para fazer esse aprendizado, como atrás das dunas do Pôr do Sol, em uma área conhecida como “Kite Zone”.

Existem outras boas escolas no Preá e Jericoacoara, incluindo Info Kite School, Kiteiscool, Rancho do Kite, Club Ventos e muito mais. 

Mas as aulas geralmente acontecem no lago, com os alunos fazendo aulas em babadores 4X4 ou mesmo em barcos.

Equipamentos

Os principais equipamentos para praticar o kitesurf são os seguintes:

  • prancha: pode ser direcional ou bidirecional, dependendo do estilo do praticante de kitesurf;
  • kite: o kite é o principal equipamento para o kitesurf. É feito do mesmo material do pára-quedas e tem formato semelhante;
  • trapézio: equipamento colocado na cintura, conectando a pipa e o atleta;
  • barra: a barra é um dispositivo que controla a direção e a velocidade, além de possuir um sistema de segurança;
  • linhas: a corda é o elemento que liga o trapézio e a pipa e pode variar de 12 a 24 metros.

Melhor época do ano

A melhor época para visitar Jerry e praticar kitesurf é de agosto a janeiro. O vento é mais forte nesta altura — as condições perfeitas para experimentar a modalidade. Só depois de um mês eles começaram a se acalmar.

Porém, se você não está familiarizado com esta prática, evite fazê-la nos primeiros meses da temporada. Isso porque, eles podem chegar a 56 km/h. Nesse sentido, prefira ir ao Jerry entre dezembro e janeiro.

O kitesurf é um esporte relativamente novo e com poucos adeptos – existe desde meados dos anos 2000. Portanto, o custo do aluguel de equipamentos é bastante alto. 

Contudo, se você já planejou uma viagem para Jericoacoara, nada melhor do que aproveitar tudo o que ela tem de melhor. Esta é uma experiência única na vida e vale a pena o investimento.

Outros lugares para praticar Kitesurf no Ceará: confira

Além de Jericoacoara, existem outros locais do Ceará perfeitos para aprender o kitesurf. Conheça os seguintes:

  • Cumbuco: localizado a 35km de Fortaleza, possui ventos fortes e excelente infraestrutura para a prática do esporte;
  • Lagoa do Cauípe: localizada ao lado de Cumbuco, a lagoa é o espaço ideal para iniciantes no esporte;
  • Guajirú: com ventos fortes o ano inteiro, Guajirú é o destino dos sonhos para quem pratica o kitesurf há mais tempo.

Onde alugar Kitesurf em Jericoacoara?

Quem tem experiência pode alugar um conjunto completo de equipamentos incluindo skates, pipas, trapézio, inclusive transfer Jeri-Preá-Jeri por 340 reais a diária.

Como ir para Jericoacoara praticar Kitesurf?

Se você quer praticar kitesurf em Jericoacoara, existem pacotes exclusivos só para isso. 

O pacote inclui 4 aulas de 2 horas cada, acompanhadas de instrutor qualificado e certificado, traslados de Fortaleza, e 7 dias de hospedagem: 4 dias em Jerry, 3 dias em Preá, de Jericho Cora Beach fica a 12 km e Fortaleza fica a 280 quilômetros de distância.

Quanto custa uma aula de kitesurf?

Quanto custa uma aula de kitesurf?

Os preços das aulas de kitesurf variam de R$100 a R$130 por hora. Algumas escolas vendem pacotes de tempo suficiente para você praticar o esporte por cerca de 1250 reais. Os preços podem variar por localidade, escola e instrutor.

Na Rota Combo você encontra pacotes para Jericoacoara e outros destinos, Confira!

Conclusão: kitesurf em Jericoacoara

Viu como não é difícil praticar o esporte em Jeri? Só de ler este artigo, você deve estar super animado para ir a Jericoacoara e visitar a Praia do Preá, onde você pode aprender a praticar kitesurf em águas calmas. Confira os melhores pacotes com a Rota Combo!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Oi, como posso ajudar?