Dicas de viagem Ecoturismo no Nordeste: 9 melhores destinos para se aventurar

Ecoturismo no Nordeste: 9 melhores destinos para se aventurar

dicas de ecoturismo no Nordeste

Já ouviu falar em ecoturismo no Nordeste? Devido às suas lindas paisagens e deliciosas praias, a região é um dos lugares favoritos dos brasileiros para tirar férias e relaxar um pouco. 

Muitas pessoas não conhecem, mas o que pode deixar uma viagem ao Nordeste bem mais interessante e divertida é o ecoturismo. 

Diferente do turismo convencional, o ecoturismo tem como objetivo respeitar e preservar o equilíbrio do meio ambiente, principalmente fomentando a educação ambiental. 

Optando pelo Ecoturismo no Nordeste, você consegue aproveitar os elementos da região de uma maneira inimaginável sem prejudicar o ecossistema. 

Apesar de algumas pessoas já conhecerem o ecoturismo, ainda é um assunto que não é tão debatido assim. 

Por isso, a Rota Combo, neste artigo, explicará como funciona detalhadamente o ecoturismo no Nordeste. 

O que é ecoturismo? 

Antes de contar os melhores lugares para aproveitar o Nordeste, primeiramente temos que saber o que é o ecoturismo. 

O ecoturismo é uma modalidade do turismo com objetivo de preservar o meio ambiente em uma viagem, sem prejudicar o ecossistema. 

Além de ser uma maneira divertida de se viajar, o ecoturismo também é uma forma de conscientizar os turistas sobre a importância da preservação da natureza. 

Desta maneira, os viajantes conseguem ter experiências únicas com a natureza e ainda aprender um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente. 

Como é feita a prática do ecoturismo no Nordeste? 

O ecoturismo, ou turismo ecológico, no Nordeste acontece de uma forma sustentável. Portanto, a prática incentiva a conservação e a consciência ambientalista. 

No Nordeste, o ecoturismo pode acontecer em qualquer estado, basta o viajante escolher o seu destino na região. 

As atividades são desenvolvidas de uma maneira que promovam a vivência e o conhecimento da natureza. Por isso, essa modalidade gira em torno dos conceitos de educação, conservação e sustentabilidade. 

Com o ecoturismo no Nordeste você pode vivenciar novas experiências e conhecer os lugares da região com outros olhos. 

Durante o ecoturismo no Nordeste, os viajantes conseguem observar a flora local, mergulhar, realizar trilhas e outros. 

Todas as atividades do ecoturismo tem o objetivo de conscientizar o viajante sobre a importância do ecossistema da região escolhida. 

Quais os tipos de ecoturismo no Nordeste? 

Pode até parecer que o ecoturismo é mais voltado para a aprendizagem, mas não é bem por aí. Nessa modalidade, o viajante também vivencia experiências, na prática. 

Portanto, as principais atividades práticas que o viajante poderá experimentar com o ecoturismo são: 

  • Cachoeirismo; 
  • Mergulho; 
  • Trekking; 
  • CavalgadaVoo Livre; 
  • Rapel; 
  • Canoagem; 
  • Boia Cross. 

Lembrando que todas as atividades no ecoturismo são voltadas para o aprendizado da preservação da natureza. Portanto, além de sentir a adrenalina nas veias, o turista também desenvolverá uma conscientização ambiental. 

9 melhores destinos para turismo ecológico no Nordeste 

melhores destinos para praticar ecoturismo no Nordeste

Se você chegou até aqui, com certeza, já deve estar com vontade de vivenciar o ecoturismo no Nordeste por completo. 

Para ajudar os viajantes a escolherem o melhor destino do Nordeste para praticar o ecoturismo, separamos os 10 melhores lugares na região para você visitar. Confira! 

1. Fortaleza 

Sem dúvidas, Fortaleza é um dos destinos de ecoturismo no Nordeste mais famosos no Brasil, especialmente Jericoacoara. 

Isso porque, Jericoacoara é uma vila localizada a cerca de 300km de Fortaleza, na cidade de Jijoca de Jericoacoara. Então, imagine o quanto de experiências sustentáveis você conseguirá adquirir na região. 

Jericoacoara é uma região particularmente tranquila, com ruas de areia e paisagens ideais para quem está em busca do ecoturismo no Nordeste perfeito. 

2. Piauí 

Nesta lista não poderia faltar o Piauí, né? A região também chama muita atenção quando o quesito é ecoturismo no Nordeste. 

O Piauí é repleto de passeios naturais que os viajantes vão levar em suas memórias para o resto da vida. 

A região é conhecida por ter diversas cachoeiras de todos os tipos, com paisagens inesquecíveis. Portanto, o estado é ideal para quem quer se conectar 100% com a natureza. 

3. Maranhão 

Igualmente à Jericoacoara, o Maranhão é um dos locais mais visitados por turistas por conta dos Lençóis Maranhenses. 

O ponto turístico é uma ótima escolha para quem deseja uma experiência mais tranquila com o ecoturismo no Nordeste. 

Isso porque o local possui uma paisagem mais calma, com grandes dunas brancas e lagoas sazonais azuis da água da chuva. 

4. Delta do Paranaíba 

O Delta do Parnaíba está localizado entre o Piauí e o Maranhão e conta com lindas e inesquecíveis paisagens — sendo o único delta das Américas.

São tantas atividades que podem ser feitas com o ecoturismo no Delta do Parnaíba que é até difícil de listar todos. No entanto, a região é perfeita para viajantes que querem vivenciar várias experiências de uma vez só. 

5. Recife

As praias, a vegetação, a biodiversidade e as florestas de Recife se tornam um pacote completo de atrativos para o ecoturismo no Nordeste. 

Durante o ecoturismo na região, é possível desbravar novas opções de trilhas, conhecer matas, praias desertas, sítios históricos e reservas ecológicas. 

6. Maragogi

Alagoas é muito conhecido devido suas águas cristalinas, e não é diferente com o ecoturismo da região. 

Em Maragogi, você consegue aproveitar as águas cristalinas da praia e dar aquele belo mergulho, além de poder usufruir de diversos passeios naturais da região. 

7. João Pessoa 

O sol e o mar são as principais atrações do ecoturismo de João Pessoa. A região conta com diversas atrações culturais e naturais para os visitantes da região. 

Além de aprender sobre a biodiversidade da região, com o ecoturismo de João Pessoa, você conhece paisagens e passeios inesquecíveis. 

8. Maceió 

Maceió é o lugar ideal para quem está em busca de passeios tranquilos e com bastante contato com a natureza. 

A região possui rios, cachoeiras, matas e outras belezas naturais preservadas que deixam o ecoturismo no Nordeste uma experiência única.

9. Aracajú 

ecoturismo no Nordeste Aracaju

Igualmente a Maceió, Aracajú é uma região perfeita para viajantes que desejam se conectar com a natureza e vivenciar um ecoturismo no Nordeste por completo. 

O local conta com diversas matas, cachoeiras, lagos e rios que vão deixar a sua viagem com o gostinho de quero mais. 

Se interessou por alguma dessas regiões para praticar o ecoturismo no Nordeste? Então, confira o catálogo completo da Rota Combo e escolha o pacote ideal para você e sua família! 

Conclusão 

O Nordeste é uma região repleta de belezas naturais e passeios ecológicos surpreendentes. 

Por isso, se você deseja ter uma experiência divertida, ao mesmo tempo tranquila, e com um toque de adrenalina, o ecoturismo no Nordeste não pode faltar na sua viagem. 

Todos os estados nordestinos promovem um ecoturismo único. Portanto, independente do destino escolhido pelo viajante, com certeza, será uma experiência maravilhosa. 

Então, coloque no papel os seus objetivos com o ecoturismo no Nordeste e escolha a melhor região para você colecionar experiências únicas e aprender mais sobre a preservação do ecossistema. 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?