Lençóis Maranhenses Como ir para os Lençóis Maranhenses: Confira o Guia Completo!

Como ir para os Lençóis Maranhenses: Confira o Guia Completo!

como ir para lençóis maranhenses

Está planejando uma viagem para o Maranhão? Então não pode deixar de visitar os Lençóis Maranhenses. A região é tida como um verdadeiro paraíso na terra, por isso, deve estar no seu roteiro. Mas, como ir para os Lençóis Maranhenses?

No conteúdo a seguir, te mostraremos algumas dicas para chegar lá com praticidade e ainda aproveitar as belezas do percurso.

Seu maior atrativo é o conjunto de dunas intermináveis, com lagoas maravilhosas entre elas. Continue acompanhando a seguir!

Onde ficam os Lençóis Maranhenses?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se localiza na cidade de Barreirinhas, no estado do Maranhão, a cerca de 250km da capital, São Luís. 

Trata-se de um local composto por um imenso deserto, com 70 km de litoral. Em sua totalidade, são 155 mil hectares — equivalente à cidade de São Paulo.

Como ir para os lençóis maranhenses?

como ir para lençóis maranhenses

Em geral, a melhor forma de ir aos Lençóis Maranhenses é partindo de São Luís. Porém, você também pode fazer o roteiro partindo de Parnaíba, Santo Amaro ou Barreirinhas. Tudo dependerá de qual será sua cidade base para a viagem. Veja abaixo.

Por São Luís

Você pode chegar a São Luís por voos diretos de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Imperatriz, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina. Caso esteja partindo de outro município, precisará fazer conexão em algumas dessas cidades. 

Assim que chegar na capital maranhense, você seguirá para a cidade base: Santo Amaro, Barreirinhas ou Atins — 240 km, 260 km e 260 km + 1h de barco, respectivamente. Feito isso, poderá seguir para os Lençóis. 

Por Parnaíba

Outra forma de como ir para os Lençóis Maranhenses, especialmente se você resolveu visitar também o Delta do Parnaíba, é chegando ao aeroporto do Parnaíba, no Piauí. Se localiza a 185 km de Barreirinhas, 185 km + 1h de barco de Atins e 280 km de Santo Amaro. 

Outro detalhe que vale mencionar é que Parnaíba é ligada por alguns voos diretos de Campinas, com cerca de 3:20h quando parte diretamente para a cidade, ou 4:10 caso faça escala em Teresina. 

Por Barreirinhas 

Barreirinhas é a cidade central dos Lençóis Maranhenses e, por isso, é a mais fácil de ser acessada. Também é o único município que fornece transporte público para quem parte de São Luís. 

Nesse caso, o trajeto leva cerca de 4h, saindo dos hotéis e do aeroporto, passando pela BR-135 e BR-402. 

Por Santo Amaro

Santo Amaro se localiza a 240 km da capital maranhense. Grande parte do trajeto até a cidade é por via terrestre, mas o final precisa ser percorrido com veículo 4×4. 

Isso significa que um carro comum não conseguirá finalizar a viagem. Você pode ir direto para Santo Amaro, saindo de São Luíz ou partindo de Barreirinhas. 

Principais passeios nos Lençóis Maranhenses

como ir para lençóis maranhenses principais passeios

Agora que você já sabe como ir para os Lençóis Maranhenses, que tal conhecer algumas dicas de passeios para aproveitar no local? 

Ao chegar em Lençóis, você terá que fazer os passeios guiados, pois o Parque não permite o acesso de 4×4 particular. Veja nossas sugestões abaixo.

Passeio de avião por Lençóis

Ver os Lençóis Maranhenses do alto é uma experiência única. O passeio é feito por um avião monomotor, que permite visualizar as belíssimas paisagens de dunas e lagoas do Parque. 

O voo dura entre 25 e 30 minutos e, além das dunas, o trajeto passa por rios, praias e manguezais. Também sobrevoa a comunidade de Vassouras, Caburé, Mandacaru e Atins. 

Na volta, passa pela Lagoa do Azul e do Peixe, além de oferecer uma vista panorâmica de Barreirinhas. 

Excursão à Lagoa do Peixe e Lagoa Azul

Nesse passeio, o percurso é feito de 4×4 e com caminhada pelas dunas. Saindo do hotel em Barreirinhas pelo 4×4, há a travessia pelo Rio Preguiças em balsa e depois pela areia de jipe.

Ao chegar nas dunas, coça a caminhada até a Lagoa Azul. Em seguida, mais uma caminhada de 20 minutos até a Lagoa do Peixe, com permissão para nadar.

Trilha pela Lagoa Bonita

O ponto alto da Lagoa Bonita é o seu oásis, protegido pela área reservada dos Lençóis Maranhenses. 

Também saindo do hotel em barreirinhas em um 4×4, a viagem segue para o Rio Preguiças. Chegando ao rio, há um trajeto de jangada. 

Depois disso, começa uma caminhada de 1h pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, percorrendo as lagoas e dunas do local. A incrível paisagem da Lagoa Bonita é alcançada após a subida de uma montanha de areia de 20 metros.

Ao chegar na Lagoa, você terá tempo livre para descansar e nadar, além de contemplar o pôr do sol. 

Tour de Lancha pelo Rio Preguiças

Um dos passeios mais concorridos em Lençóis, o tour de lancha voadeira percorre paisagens estonteantes das margens do Rio Preguiça. 

A saída do hotel de Barreirinhas acontece entre as 7:40 e as 8:20. Logo se inicia um passeio rápido de lancha até a comunidade de Vassouras. A segunda parada é na vila de Mandacaru, na qual pode-se subir o farol de Preguiças.

Na última parada, está Caburé, uma península que divide o rio e o mar. Por lá, você poderá almoçar e aproveitar a paisagem por algum tempo. 

Flutuação no Rio Formigas

Esse passeio é feito em um 4×4 — saindo do hotel até o rio —, além da flutuação com bóia em um trecho do Rio Formigas. 

Assim que chegar no local, os passageiros recebem o equipamento de segurança para iniciar o passeio com boia. O percurso apresenta paisagens belíssimas, como a vegetação tropical, altar palmeiras, plantas aquáticas e alguns animais locais.

Que tal conhecer os melhores transfers e passeios nos Lençóis Maranhenses da Rota Combo?

Conclusão

Neste conteúdo, você descobriu algumas formas de como ir para os Lençóis Maranhenses. Partindo de São Luís é o modo mais rápido para visitar o local. 

Mas, caso esteja aproveitando a Rota das Emoções, talvez seja interessante partir de Parnaíba e emendar a viagem com uma visita ao Delta do Parnaíba. Além disso, não deixe de experimentar as nossas sugestões de passeios quando chegar em Lençóis.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

× Oi, como posso ajudar?