(86) 9 9993 0111

rotacombo@rotacombo.com

Canoa Quebrada: Guia completo para conhecer em 2020

Canoa quebrada

Dias lindos de sol 365 dias por ano, alguns agraciados com o frescor de chuvas rápidas. Mar de esmeralda a nos abraçar, praias e falésias a perder de vista… Tudo isso e muito mais você encontra em Canoa Quebrada, no Ceará.

À noite, balada na rua principal da vila, chamada de Broadway, ao som do reggae e forró, regada por petiscos e bebidas deliciosos.

Comidas ao gosto do visitante em bons restaurantes, passeios de buggy, jangada e esportes radicais como parapente e tirolesa.

Assim podemos descrever o paraíso hippie em que se transformou Canoa Quebrada neste recanto cearense, após a descoberta dos cineastas e dos adeptos ao famoso conceito “paz e amor”.

Bora lá com a Rota Combo sentir de perto a liberdade e ficar maluco beleza nessa vila e praia maravilha, chamada Canoa Quebrada? Confira!

Qual a origem da praia da Canoa Quebrada?

O nome dessa praia surgiu com a quebra do barco de um português, que chegou ali com a ideia de colonizá-la. A povoação surgiu com a Vila do Estevão, um pequeno povoado de pescadores e passou por um choque de culturas em 1960, com a chegada de cineastas franceses que deram ao local ares de liberdade.

Mas foi na década de 1970 que a povoação ganhou fama, quando foi descoberta pelos hippies. Além de um lugar isolado, encontraram ali um local com muitas belezas naturais e uma população hospitaleira e simples, formada por indígenas e pescadores.

Contam as lendas que o símbolo surgiu após um casal de argelinos encomendar de um artesão da vila cearense um par de brincos com o símbolo do Islã.

Como o artesão gostou muito da arte, começou a desenhá-la nas falésias existentes naquela praia, que o adotou como símbolo.

Até hoje existem ali descendes de europeus, suíços e franceses, filhos de alguns desses hippies que ali se estabeleceram e casaram-se com os nativos.

Em 1997 Canoa Quebrada continuou sua escalada da fama: foi cenário do filme Bella Donna, de Bruno Barreto, sob a direção de Fábio Barreto. Já em 2009 serviu de cenário às gravações de Malhação, confirmando-se como um dos mais procurados roteiros turísticos do Ceará.

A rua principal, que é chamada de Broadway e recebe moradores e turistas para baladas ao ritmo de Reggae e Forró, no período noturno.

Broadway em Canoa Quebrada

Broadway em Canoa Quebrada: Local de baladas durante a noite

Onde fica a praia da Canoa Quebrada?

A praia da Canoa Quebrada situa-se no litoral leste do Estado do Ceará, a 12 km da sede do município de Aracati, onde está localizada e a 163 km de Fortaleza.

Muitos a conhecem por suas falésias avermelhadas, que alcançam até 30 metros de altura, formadas pelo vento.

Jangada na Praia de Canoa Quebrada

Jangada na Praia de Canoa Quebrada

Leia também: Praia de Cumbuco – Tudo sobre o paraíso próximo de Fortaleza

Qual a melhor época para visitar Canoa Quebrada?

O período de alta temporada, entre dezembro e final de fevereiro, época em que a existe estabilidade climática é considerado o melhor período para visitar Canoa Quebrada.

Nesses meses o número de turistas é maior, há mais passeios à disposição e mais qualidade nos serviços oferecidos. Também o período entre junho e agosto é considerado alta temporada, por ser época de férias.

Entretanto, para que tem férias de trabalho fora da alta temporada, uma boa notícia: não há tempo ruim em Canoa Quebrada. Durante todos os meses do ano o clima é estável.

Nos meses de março e maio a temperatura fica entre 27°C e 39°C. As chuvas são mais frequentes, mas são passageiras e sol sempre aparece, garantindo a praia.

Jegue para passeios em Canoa Quebrada

Jegue para passeios em Canoa Quebrada

As 5 melhores praias de Canoa Quebrada

1. Praia de Canoa Quebrada

Rodeada por falésias vermelhas, a Praia de Canoa Quebrada oferece águas mornas e tranquilas.

Os ventos ali são muito fortes, o que fazem dessa praia uma das mais procuradas do País para a prática de kitesurf e windsurfe.

Os equipamentos para a prática desse esporte podem ser alugados no local. E se você ainda não pratica nenhum desses esportes, pode ter aulas ali mesmo, com instrutores credenciados. 

Barracas e quiosques montados à beira da praia contribuem para que você passe o dia todo no local, com bons petiscos e bebida gelada.

2. Praia do Ceará

Situada na divisa com o Rio Grande do Norte, a praia do Ceará possui uma paisagem lindíssima e diferenciada.

É cercada por plantas típicas da região, que fazem um contraste muito lindo com as barracas coloridas montadas em faixas de areia muito fofa.

3. Praia de Ponta Grossa

A praia de Ponta Grossa é formada por formações rochosas e falésias vermelhas. Fica a 50 quilômetros de Canoa Quebrada e por esse motivo tem somente estrutura básica e pouco movimento.

Quem gosta de praias longe do agito se apaixona por ela, e pode chegar até lá com o próprio carro, se a maré estiver baixa. Geralmente é visitada por quem faz passeios de buggy ou transfer. 

Veja AQUI como chegar à Praia de Ponta Grossa pelo transfer da Rota Combo. 

4. Peroba

É uma das praias da região de Canoa Quebrada preferida por surfistas, devido às fortes ondas que o mar oferece. A praia é mais isolada, mas oferece um cenário paradisíaco, com areia clara cercada por coqueiros.

Não tem nenhuma estrutura para lanches ou bebidas, portanto, é bom levar um isopor com bebidas e lanches para passar o dia numa boa.

5. Praia de Majorlândia

Para quem quer descansar realmente, longe do agito, essa é a praia ideal. A beleza natural se revela na faixa de areia branca cercada por falésias, excelente para caminhadas ou relaxar ao sol.

Frequentada por moradores da região, é uma praia calma, com poucos quiosques e barracas, mas tem custos menores.

8 atrações imperdíveis na praia de Canoa Quebrada

1. Barraca Chega Mais

A Barraca Chega Mais surgiu com a proposta de oferecer ao turista uma experiência agradável, acima de tudo. É uma das barracas com mais alta avaliação e muito conhecida em Canoa Quebrada. Sente-se a eficiência no atendimento e serviços oferecidos, pois são pessoas treinadas pelo SEBRAE.

A barraca é muito ampla e oferece área de piscina muito agradável, cadeiras à beira mar, restaurante self-service e à la carte.

Oferece, ainda, armários para locação e vestiário. Para chegar até ela é preciso caminhar aproximadamente 15 minutos pela praia, mas vale a pena!

2. Duna do Pôr do Sol

Se você for a Canoa Quebrada e não for à Duna do Pôr do Sol, você não conheceu Canoa. Você chega lá de buggy, em uma gostosa caminhada a pé ou de um passeio pela Rota Cambo via transfer privativo.

É um lugar muito especial e do alto dela dá para ver toda região ao redor, um vale e toda a estrada.

Confira AQUI as dicas do passeio proposto pela Rota Combo, que parte de Fortaleza e leva a um inesquecível passeio pelas dunas de Canoa Quebrada.

3. Passeio de Jangada

Em dias de mar calmo você pode fazer um passeio diferenciado: sair de jangada em pleno mar aberto. É um transporte típico do local e tem que ter muita coragem para fazer esse passeio.

Mas a adrenalina e outras emoções da atividade são coisas que ficarão guardadas para toda vida no coração.

Se não tiver coragem de enfrentar esse passeio, ao menos vá até elas e tire fotos, mande selfies. Elas são lindas, diferentes, e irão agradar…

4. A Broadway de Canoa Quebrada

Se você gosta de música ao vivo, não pode deixar de dar um passeio pela rua Dragão do Mar, à noite.

Conhecida como Broadway, vira “point” dos turistas no período noturno, onde todos passeiam e curtem as baladas na noite ímpar de Canoa Quebrada.

Programe-se para ficar alguns dias por lá. Se você for em um daqueles passeios bate-volta, visite a Broadway de dia, pelo menos para fazer um registro.

5. Rota das Falésias

 Conhecida também como rota das cores, a Rota das Falésias é formada pelo litoral cearense de oito cidades.

São 215 km na orla de um mar verde esmeralda, cercado por dunas, praias e falésias em diversas tonalidades.

Nessa rota encontramos destinos belíssimos, como Ponta Grossa, Redonda, Quixaba e Majorlândia, situados no caminho para o Rio Grande do Norte, Morro Branco, Praia das Fontes e Águas Belas, mais próximos a Fortaleza.

Rota das Falésias em Canoa Quebrada

Rota das Falésias em Canoa Quebrada

Leia também: Os 7 principais pontos turísticos no Maranhão em 2020

6. Passeios de buggy

Se você quer adrenalina, não pode deixar de fazer um passeio de buggy quando for a Canoa Quebrada.

Eles percorrem as dunas em alta velocidade, surpreendendo os turistas.  Se ficar hospedado em Canoa Quebrada, a sugestão é fazer o passeio de buggy pelas dunas ao pôr do sol. É um espetáculo único!

Existem duas opções de trajeto: pelas dunas ou pela praia, até Ponta Grossa. Você pode contratar o passeio por meio da pousada ou diretamente com a Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada, pelo e-mail: abcqpassiodebuggy@hotmail.com.

7. Voo de parapente

Os voos duplos de parapente não podem faltar em seu passeio a Canoa Quebrada. Os voos são contratados no alto da falésia, quando acaba o calçadão da Broadway.

Dura apenas 15 minutos, mas de lá de cima você vê desfilar a vida…

Geradores eólicos em Canoa Quebrada

Geradores eólicos e parapente em Canoa Quebrada

8. Morro Branco

Ao visitar Morro Branco você encontra algo inédito: o Monumento Nacional das Falésias. Trata-se de um labirinto esculpido na falésia pela natureza, que atravessa a falésia inteira e desemboca no mar.

É um passeio de 20 minutos, a pé, durante o qual você se vê em outro mundo, digno de ser explorado e respeitado.

Este passeio pode ser incorporado a um dos trajetos do buggy, que deixa você na entrada da falésia e o pega na Praia da Fonte, de onde segue para as bicas de água doce encanada e depois para um refrescante mergulho.

Morro Branco em Canoa Quebrada

Morro Branco em Canoa Quebrada

Como chegar na praia da Canoa Quebrada?

Em Fortaleza, siga pela Avenida Washington Soares até a Avenida Eusébio Queiróz. Siga pela rodovia CE-040, até chegar a Aracati.

De lá, pegue a BR-304, e após passar pelo perímetro urbano, pegue o primeiro trevo, à esquerda. Depois de percorrer 4 km, vire novamente no trevo, à esquerda, até chegar a Canoa Quebrada.

Você tem, também, a opção de seguir até Canoa Quebrada com o transfer compartilhado da Rota Combo. Consulte AQUI as opções.

Praia de Canoa Quebrada

Praia de Canoa Quebrada

Quais os custos para visitar Canoa Quebra?

1. Hospedagem

Os hotéis/pousadas em Canoa Quebrada são um misto entre básico e rústico, mas são bem charmosos e existem alguns mais confortáveis. O preço da diária de um casal fica entre R$ 80,00 a R$ 360,00.

Bem no centrinho da vila existem algumas pousadas tradicionais com piscina, suítes e terraços. Dentre elas destacamos:

  • Pousada Lua Estrela: Em sua piscina possui um logotipo de Cano Quebrada. E simples, mas ajardinada e aconchegante. Quarto duplo com vista para o mar R$ 207,00 e quarto triplo com vista para o jardim R$ 238,00.
  • Pousada do Toby: É conhecida por possuir no terraço uma piscina com vista para Canoa Quebrada. O local acaba virando um point diferenciado onde os hóspedes ser reúnem à noite. Quarto duplo R$ 190,00. Suíte com vista para o mar R$ 330,00.
  • Pousada Tranquilândia Village: Possui disputada piscina, os apartamentos são suítes com terraço exclusivo com vista para o mar, onde você pode curtir um vinho apreciando o mar até adormecer… Quarto duplo com sacada R$ 265,00 e Chalé R$ 320,00.

Já ao oeste da vila encontram-se as pousadas maiores, mais modernas:

  • Pousada Ravenala: Com nível de conforto superior às das outras, é uma construção elegante que oferece apartamentos com cozinhas compactas. Suíte superior para casal R$ 280,00. Paras três hóspedes R$ 450,00.
  • Pousada Long Beach: Remodelada nos últimos anos, ganhou ajardinamento e mais conforto. Apartamento para duas pessoas R$ 250,00 e para três pessoas R$ 278, com estadia grátis para uma criança.
  • Pousada La Dolce Vita: Oferece agradável área social e quartos muito bem decorados. Quarto duplo R$ 230,00 e bangalô R$ 250,00.

2. Guia Turístico

Se você quiser conhecer Canoa Quebrada com seu próprio carro, nada melhor que contratar um guia turístico. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

3. Alimentação

A culinária nordestina é realmente um show, e sair para comer em Canoa Quebrada é um prazer a mais, seja para jantar ou petiscar.

Você pode comer bem, tanto no restaurante mais barato quanto no mais caro, desde que escolha o que gosta de comer!

Os restaurantes de Canoa Quebrada oferecem os mais variados tipos de comida, de pizza a cozinha internacional, mediterrânea e brasileira.

Compartilhe suas melhores emoções com a Rota Combo! Transferes e passeios compartilhados e privativos pela Rota das Emoções: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Qual a distância de Fortaleza para Canoa Quebrada?

A distância de Fortaleza a Canoa Quebrada é de 160 km e existem várias alternativas para chegar à Vila.

Quanto custa o passeio de Fortaleza a Canoa Quebrada?

Partindo de Fortaleza, você pode alugar um carro, ir de táxi, de ônibus, excursão ou transfer.

  • De carro – Na Capital você pode aluga um veículo com quilometragem livre a partir de R$ 80,00. Você chega a Canoa Quebrada pela rodovia CE-40 e acessa a vila pela CE-340.
  • De táxi – Em grupos de 4  pessoas ou mais podem negociar com os taxistas e pagar cerca de R$ 60,00 por pessoa. Alguns até mesmo buscam no aeroporto, como Sr. Queiroz (tel. 85-8750-6528).
  • De ônibus – Você pega um ônibus na Rodoviária de Fortaleza (tel. 086-3256-2100) e vai até a Rodoviária de Aracati (tel. 099-3241-3074. Ali você pega outro ônibus até Canoa Quebrada. É uma opção econômica, mas demorada. Ligue antes para saber os horários de ônibus e traçar seu roteiro.
  • De excursão – Existem excursões que saem de Fortaleza e visitam 3 praias. Sai por R$ 35,00 a R$ 50,00 por pessoa, mas é um passeio muito corrido.

Se você for a Canoa Quebrada de ônibus ou táxi, pode optar em voltar a Fortaleza por transfer privado da Rota Combo.

O trajeto é feito em veículo com ar condicionado, automóvel até 4 pessoas, Van até 9 pessoas ou micro-ônibus para até 20 pessoas.

Clique AQUI para saber mais detalhes.

Onde se hospedar em Canoa Quebrada?

Embora seja uma vila, Canoa Quebrada tem pousadas e hotéis para todos os bolsos. Para quem não se importa em gastar um pouco mais, o ideal é o hotel Il Nuraghe. Além de ficar próximo à Broadway, o complexo de hotel oferece café da manhã, spa e piscina.

Entretanto, existem opções mais baratas, como a Pousada Aruanã, que além de ficar próxima à praia, tem piscina no local e outras comodidades.

Tem ainda outros tipos de acomodações que você pode apreciar. Clique AQUI para conferir.

Conclusão

Você gostou de viajar conosco pelo paraíso hippie, perder-se ou encontrar-se no labirinto das falésias? Gostou de sentir as emoções de voar de parapente ou andar de buggy pelas dunas magistrais de Canoa furada?

Então só resta apreciar de perto essas maravilhas, sentir a temperatura de um mar verde esmeralda no corpo, a delícia da brisa que chega entre as falésias soprando no rosto…

 Compartilhe este post do blog Rota Combo com os amigos e com a família e não perca mais tempo, saia do virtual e vá curtir in loco a liberdade dos hippies que impregnou Canoa Quebrada, com muita paz e amor!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Oi, como posso ajudar?